Depois do escritor e investigador portimonense Nuno Campos Inácio ter dado o seu melhor para homenagear os acordeonistas, escrevendo o livro «O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias», chegou a vez de alguns deles retribuírem da melhor forma possível, realizando um concerto como sinal de agradecimento. Deste modo, Nuno Campos Inácio apresentará a obra, na sua terra natal, com um concerto organizado em parceria entre a Arandis Editora e a Organização da XXV Grande Gala Internacional do Acordeão, que conta com o apoio da Academia de Música de Lagos e da Câmara Municipal de Portimão.
O espetáculo de apresentação do livro decorrerá no Auditório do Museu Municipal de Portimão, no próximo sábado, dia 23 de Abril, pelas 16h. O evento será apresentado pelos locutores Fátima Peres (Rádio Fóia) e Júlio Ferreira (Rádio Alvor) e tem já confirmadas as atuações dos Campeões do Mundo Julien Gonzalez (França), Petar Maric (Sérvia) e Pietro Adragna (Itália), a que se junta o Campeão Nacional Francisco Monteiro e outras surpresas musicais, a cargo da Academia de Música de Lagos e Conservatório de Música de Portimão, sendo previsível que venham a comparecer diversos acordeonistas algarvios, que integram a obra de Nuno Campos Inácio.
Com esta iniciativa, os acordeonistas prestam uma homenagem artística ao autor do livro, aproveitando para festejar o aniversário do escritor portimonense. Quanto ao livro «O Acordeão no Algarve – Um Século de Histórias e Memórias», será apresentado pelo jornalista Arménio Aleluia Martins, grande entusiasta do acordeão, estando já confirmadas as presenças da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves; da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes; do Presidente da Direção da Academia de Música de Lagos, Viegas Gonçalves e do Diretor do Museu do Acordeão de Paderne, Francisco Sabóia, organizador da XXV Grande Gala Internacional do Acordeão.