MAR Shopping Algarve é o nome do segundo centro comercial da
IKEA Centres em Portugal, a inaugurar no verão de 2017, em Loulé. A empresa do Grupo
IKEA, que detém e gere 41 centros comerciais e 25 «retail parks» em 14 países, adota,
assim, a marca MAR Shopping para os seus projetos no país.
Com oito anos de implementação no mercado português, altura
em que inaugurou o primeiro MAR Shopping, em Matosinhos, a IKEA Centres
considera «MAR» o sinónimo do maior património histórico, cultural e emocional
do país. “Nenhum outro país tem um passado e um presente
tão intimamente ligados ao «MAR». Dos descobrimentos, à influência no sucesso
do turismo para a economia e projeção de Portugal, poucos países têm neste
elemento um ativo tão estratégico para o seu desenvolvimento futuro”, afirma a
diretora de marketing da IKEA Centres no mercado europeu.
Ana Machado salienta ainda o facto de este ser um nome que
reflete o posicionamento do Grupo, que privilegia o envolvimento com os
elementos naturais das regiões em que está implementado. “Por todas estas
razões, o nome para os nossos centros comerciais em Portugal só poderia
ser «MAR». Afinal, estamos num país com uma linha de costa de 2.830 km,
detentor da 11ª maior Zona Económica Exclusiva do Mundo, a maior da União
Europeia”, justifica a responsável.
Além disso, considera Ana Machado, a marca MAR Shopping tem
hoje uma ligação muito forte com a comunidade em que se insere no norte do país.
“Acreditamos que Loulé e todo o Algarve se identificarão da mesma forma com os
valores que ela transporta: simplicidade, sustentabilidade, membro ativo da
comunidade e promotor da cultura local com a grande responsabilidade de
contribuir para um melhor dia-a-dia das pessoas que nos visitam“.
Localizado em Loulé, o MAR Shopping Algarve faz parte de um
complexo comercial alargado, de 82 mil metros quadrados, que também inclui o Designer
Outlet Algarve – gerido pela ROS Retail Outlet Shopping –, uma loja IKEA
totalmente integrada, bem como uma área de lazer ao ar livre. Com 220 lojas e
3.500 lugares de estacionamento, o novo complexo comercial com orientação
familiar (tal como já acontece com o MAR Shopping Matosinhos), assume um papel
de relevo no desenvolvimento da região. No total, o Grupo IKEA investe 200
milhões de euros num projeto que permitirá criar três mil postos de trabalho
diretos e indiretos. A abertura do MAR Shopping Algarve e da primeira fase do
Designer Outlet Algarve está prevista para o verão de 2017. A loja IKEA deverá
abrir em abril do mesmo ano.