Um moinho recuperado na paisagem cultural que faça uma ligação entre as vivências do passado e as do presente foi um dos momentos altos das Comemorações do 25 de Abril em Albufeira. A par da apresentação deste projeto, muitas outras manifestações culturais, desportivas e recreativas mobilizaram os albufeirenses um pouco por todo o Município.
Na noite de sábado, o espetáculo «Ary, o poeta das canções» lançou a ponte para as comemorações de Abril no concelho de Albufeira, as quais arrancaram pela manhã com as cerimónias oficiais do hastear da bandeira e hino nacional, quer nos Paços do Concelho, quer nas freguesias. Ao início da tarde, foi feita a apresentação pública do Projeto de Reabilitação do Moinho do Cerro do Malpique, o qual será em breve mais uma atração quer para os turistas, quer para a população local.
Ali será possível ir moer os cereais e levar as farinhas para casa ao mesmo tempo que constatará com a realidade de outrora quanto a objetos e práticas domésticas. Uma rua fará a ligação entre este moinho, situado num dos pontos panorâmicos mais interessantes da cidade e a avenida da Liberdade. “É um projeto que junta as paisagens natural e cultural, fazendo uma ponte entre passado e presente, com a utilidade que o fez nascer. Gostaríamos que este moinho fosse uma imagem de marca de Albufeira”, referiu o presidente da Câmara, Carlos Eduardo da Silva e Sousa. O projeto merece todo o entusiasmo do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, que disse esperar ver naquele imóvel a história de quem o construiu e nele viveu, alimentando a família e a população. “Dar vida ao passado tem o valor exato da imensa consideração que temos por todos aqueles que nos legaram esta terra tão extraordinária. Há neste resgate da memória um cuidar do património que se traduz num imenso agradecimento a todos os albufeirenses”.
A estas Comemorações juntaram-se diversos organismos associativos, permitindo a realização de encontros de âmbito desportivo, cultural e recreativo com uma notória participação dos munícipes. Foi o caso da 1ª Jornada «Golfinhos de Albufeira, 2016», onde participaram mais de uma centena de pequenos futebolistas, o encontro com os jornalistas Neto Gomes e Arménio Aleluia Martins, numa organização da Biblioteca-Museu do Jornal aAvezinha, no salão da Junta de Freguesia de Paderne, o 18.º Aniversário da ASCRATIA, em Ferreiras e, à noite, com forte adesão da população, a Caminhada dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.