A cidade de Portimão acolhe, de 3 a 6 de maio, a II Semana da Reabilitação Urbana, cujo tema será o Processo SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local). Organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Portimão e pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU - centro histórico de Portimão, esta iniciativa apresenta uma programação composta por várias conferências, workshops, exposições, concertos e arte urbana. Para debater e celebrar a reabilitação, o centro histórico de Portimão, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a Rua do Comércio vão estar em foco com variadas vivências num programa que procura traduzir uma reflexão sobre a implementação das estratégias associadas às áreas de Reabilitação Urbana e suas dinâmicas.
Ao longo desta semana, irão ser apresentadas várias conferências sobre a temática com destaque para o Workshop Nacional A.R.U. - Urban Rehabilitation Portimão, a Exposição de Aguarelas realizadas pelos alunos do 12.º ano da área das Belas Artes da ESMTG, a Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo Urban Sketchers Algarve no Centro Histórico de Portimão, a Reabilitação do Edifício MABOR e do Conservatório de Música - Problemática da Arqueologia em meio urbano e a Habitação Social - As Operações SAAL, entre outros painéis onde se constata que as «Cidades poderão ser feitas de Sonhos». O desafio que se propõe neste Workshop é uma reflexão sobre a requalificação da área a norte da ARU, que integra o acesso norte ao centro da cidade, numa visão de conjunto com o sistema de transportes, as deslocações a pé, e a ocupação da envolvente urbana, tendo em vista os novos padrões de mobilidade conforto e qualidade de vida dos cidadãos e visitantes da cidade e um programa cultural que vai animar o centro da cidade e a Rua do Comércio, com exposições, concertos e arte urbana.
O programa cultural da II Semana da Reabilitação Urbana de Portimão dará voz ao movimento associativo portimonense e aos novos espaços de referência da zona histórica da cidade, nomeadamente, a Contramaré, a Casa da Tocha, a LATA – Plataforma Cultural e o Bar Marginália que marcam a diferença na reabilitação para a economia local, nomeadamente para o comércio e o turismo.