O Cineteatro de São Brás de Alportel vai receber, na sexta-feira, 29 de abril, pelas 21h30, um espetáculo de homenagem a uma das mais belas formas de expressão artística – a dança. O Encontro de Grupos de Dança «Pé de Dança» será abrilhantado pelo par Afonso Gomes e Beatriz Prazeres, da Associação São Brás Bailando, que recentemente conquistou 1.º lugar em danças modernas, no Campeonato Nacional realizado em Albufeira.
Para reavivar as tradições locais subirá ao palco o Rancho Típico Sambrasense, criado em 1993 por um grupo de entusiastas do folclore e cujo repertório musical é composto pelo tradicional corridinho e «balhos» de roda. Os seus elementos envergam os trajes tradicionais do Algarve serrano em representação das profissões e classes sociais de outras épocas, proporcionando ao público uma autêntica viagem ao passado.
O momento da dança contemporânea apresenta-se pelas bailarinas da Escola de Dança Municipal, que darão a conhecer o trabalho realizado pela professora Marta Morais ao longo do ano letivo com as crianças e jovens que, desde muito cedo, se deixam inspirar pela magia da dança, prometendo deslumbrar o público com o seu talento. O espetáculo prossegue com demonstrações de Hip Hop, um estilo de dança urbana que surgiu do género musical com o mesmo nome, com apresentações dos grupos Realize Crew, do Grupo dos Trabalhadores da Junta de Freguesia e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, e Urban Xpression, uma escola de dança dedicada a difundir este estilo de vida.