É já nos próximos dias 5, 6 e 7 de Maio que o sotavento algarvio, nomeadamente, as cidades de Vila Real de Santo António e Tavira, irão receber o EDITA – Festival Internacional da Edição, da Poesia e das Artes, organizado pelo poeta espanhol Uberto Stabile. Trata-se de um encontro internacional de editores independentes, uma iniciativa que reúne publicações periféricas, que constituem o tecido cultural da sociedade civil. Estes encontros têm por objetivo o desenvolvimento cultural, o debate intelectual e a inovação e criação artística.
Nascido em Huelva, em 1994, e com sede em Punta Umbria (Espanha), o festival já passou por países como Portugal, Colômbia, Argentina, Brasil, México, etc, tendo recebido mais de quatro mil escritores e artistas provenientes de todo o mundo Ibero-americano. Depois de o EDITA Portugal ter decorrido, em anos anteriores, por Lisboa e pelo Porto, é a vez do festival rumar ao Algarve, através da coordenação do escritor Fernando Pessanha, em parceria estreita com a organização de Uberto Stabile.
O grande evento, que terá lugar no dia 5 de Maio em Vila Real de Santo António, e nos dias 6 e 7 de Maio em Tavira, irá receber escritores e artistas vindos de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Equador, Roménia, México e Colômbia, e contará com apresentações de livros e de editoras, micro-concertos, recitais, projeção de documentários, visitas a exposições, performances variadas, etc.