A Direção Regional de Cultura do Algarve colaborou com a Fábrica da Igreja do Algoz na colocação de uma porta, provisória, na Ermida de Nossa Senhora do Pilar. Este imóvel, do século XVII, está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993. O projeto foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural, sendo a porta original,
em madeira, posteriormente recuperada e reintegrada no local.
Ao tomar conhecimento do estado de degradação da Ermida, que havia sido assaltada e vandalizada, a Direção Regional de Cultura assumiu o custo de uma porta, em ferro, numa intervenção de emergência, uma vez que o imóvel se encontrava desprotegido e sujeito a novos atos de vandalismo. Para além desta ação de proteção da Ermida, reforçaram-se as condições de vigilância e segurança deste antigo templo. Recorde-se que, desde o dia 20 de maio, os bens culturais imóveis do Algarve contam com a colaboração do Comando Territorial de Faro da GNR para ações de vigilância e sensibilização, estando a Ermida de Nossa Senhora do Pilar identificada no grupo de imóveis de risco e vulnerabilidade face à sua localização algo isolada. 
A Ermida contará, para breve, com novas ações de proteção, salvaguarda e valorização, a serem desenvolvidas pela Comissão Nossa Senhora do Pilar, constituída para o efeito, em parceria com a Fábrica da Igreja, a Junta de Freguesia do Algoz e Câmara Municipal de Silves, e que já se reuniu com a Direção Regional de Cultura, dando conta das iniciativas que está a promover para voltar a tornar possível a fruição deste monumento.