A Exposição de Arqueologia «Quem nos Escreve desde a Serra» inaugura, no dia 1 de julho, pelas 19h, na zona ribeirinha de Silves. Esta mostra dedicada às estelas com escrita do Sudoeste (escrita caraterística da serra que separa o Algarve do Alentejo e mais antiga manifestação do género da Península Ibérica, que está, ainda hoje, por decifrar) e à Idade do Ferro dará a conhecer ao público em geral este tema e os materiais arqueológicos com ele relacionados, levando o espaço cultural «Museu» para fora de portas.
Possível de ser visitada junto ao Rio Arade, em Silves, a exposição apresenta conteúdos escritos bilingues (português e inglês) devidamente ilustrados e está organizada em temas: a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, os seus investigadores e os conjuntos arqueológicos conhecidos. Haverá, ainda, informação sobre os achados relacionados com este tipo de escrita feitos no concelho de Silves.
Como complemento à exposição, o artista plástico El Menau e Ângela Menezes apresentam, cada um, um painel com uma pintura mural e uma instalação, no espaço contíguo à exposição. Ângela Menezes criou ainda uma instalação contemporânea que representa as vogais da escrita do Sudoeste (AEIOU), realizada com ferro de obra e redes de pesca reutilizadas, que não só complementa o conteúdo da exposição como cativa visualmente quem visita e transita naquele espaço. Esta revela múltiplas perspetivas conforme o visitante se desloca, havendo ainda uma metamorfose noturna através da sua iluminação «retroiluminada». O evento conta com a organização da Câmara Municipal de Silves, Câmara Municipal de Loulé, Museu Nacional de Arqueologia, Projeto ESTELA.