A Fornalha, situada na freguesia de Salir, acolhe, no dia 9 de Julho, uma festa popular com animação de acordeonistas e rancho folclórico, bem como um passeio pedestre. A Fornalha é um monte localizado nas profundezas da Serra do Caldeirão, à beira da ribeira que lhe dá o nome e que vai desaguar na Ribeira do Vascão, nela habitando atualmente apenas três pessoas.

No recinto vai existir muita animação com o acordeonista Gonçalo Tardão e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha, além de muitos comes e bebes, tais como Porco no Espeto, Grelhados e Açorda Serrana. Para quem pretender deslumbrar-se e respirar o ar puro do interior algarvio, a organização preparou um Passeio Pedestre que irá percorrer os trilhos nos arredores da Fornalha.
O objetivo da iniciativa é demonstrar que, apesar da localidade estar em plena desertificação, com espírito de iniciativa pode-se contrariar esta tendência e promover um ambiente de confraternização e de animação nas profundezas do interior do concelho de Loulé.