No próximo sábado, 2 de julho, pelas 17h30, inaugura na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, a exposição de Joalharia Contemporânea «Perto do Belo», de Manuela de Campos Xavier. A mostra vai estar patente ao público até dia 30 de julho, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, das 15h às 20h e das 21h às 23h.
O gosto por joias e pedras preciosas sempre esteve presente na vida de Manuela de Campos Xavier, quer pelo prazer de as possuir, quer pela salutar vaidade de as usar. Em 2013, iniciou a sua aprendizagem num curso de joalharia com o mestre joalheiro Filomeno Pereira de Sousa que, no catálogo da exposição da artista, sublinha que os seus trabalhos são de um “rigor técnico totalmente condizente com o bom gosto e elegância que caracterizam as suas obras, apresentando design e contemporaneidade. Executados com matérias preciosos, coloco esta joalharia muito perto do belo”.
Manuela de Campos Xavier pertence à terceira geração de portugueses nascidos em Moçambique e “como herança trago a mensagem genética do avô (minas do Muiane – Alto Ligonha) e da mãe, ambos conhecedores e amantes de pedras e metais”. Depois de 35 anos nos quadros do Banco de Portugal, em 2013 iniciou-se nesta arte e do seu percurso destaca-se a participação em «Corpo Restrito», um projeto ousado e ambicioso na área da joalharia contemporânea e, em 2014, o primeiro prémio alcançado no concurso internacional Portojóia 25 anos.
Manuela faz questão de dedicar esta sua exposição a Xavier Franck, artista algarvio fundador e presidente da Curioso Aplauso, uma associação sociocultural que promove a dinâmica das artes na sua pluralidade e que em 2016 fundou a OVA – Orquestra Visual do Algarve, um projeto original e inovador que liga a música às artes visuais. No 1.º Piso da Galeria, nas mesmas datas, estará igualmente patente ao público uma Exposição de Técnicas Mistas, da autoria de Xavier Franck.