A Câmara Municipal de Portimão está a desenvolver novamente uma campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes. Sob o mote «Dê um novo uso aos manuais escolares que já não utiliza», esta campanha apela à participação da população durante os meses de julho a setembro, e ao sentido de partilha e solidariedade social, diminuindo assim as despesas de aquisição destes manuais por parte dos agregados familiares e estimular as boas práticas de educação e promoção ambiental.
Neste sentido, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e o Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande encontram-se a recolher livros escolares usados, para que sejam reutilizados por novos alunos, devendo os manuais ser entregues nos balcões de atendimento ao público destes locais porque «De mão em mão, tudo se ganha, nada se perde». A presente campanha tem como objetivo diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte dos encarregados de educação que com este projeto irão ser ajudados a poupar dinheiro e recursos.
Esta campanha não é só confinada no quadro de apoio aos alunos carenciados, mas também deverá ser encarada como uma questão de dever social, de economia e de ambiente que respeita a todos. No ano 2015, o número de total de livros recebidos e partilhados nesta campanha foi de 5238 manuais. A rede concelhia das bibliotecas escolares tem uma bolsa de manuais escolares, sendo prática habitual a receção de exemplares utilizados e ainda atualizados, reencaminhando-os para os alunos.
Assim, os munícipes que queiram dar uso a manuais escolares que já não utilizem, devem dirigir-se, sempre que possível, à Biblioteca da sua escola. Cada escola orientará os manuais recebidos para reutilização. A Biblioteca Municipal e Polo de Leitura na Mexilhoeira Grande, como parceiros das Bibliotecas Escolares (Rede Concelhia de Bibliotecas), receberão também manuais escolares que serão disponibilizados para o público em geral (a partir do mês de julho), na Biblioteca Municipal em Portimão.