As duas seleções nacionais masculinas de golfe iniciam, no dia 5 de julho, a participação na primeira divisão dos dois campeonatos da Europa, em França e na Áustria e estarão três algarvios em prova.
No Golf de Chantilly, nos arredores de Paris, a equipa principal irá disputar o European Amateur Team Championship com a elite do golfe amador masculino: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Escócia (campeã em título), Espanha, Suécia e Suíça. O Campeonato da Europa Masculino por Equipas será jogado no percurso Vineuil, um dos dois campos de 18 buracos do Golf de Chantilly, um clube inaugurado em 1908, que já foi palco do prestigiado Open de França.
Portugal estará representado pelos técnicos Nuno Campino e José Pedro Almeida e pelos jogadores Tomás Silva, Vítor Lopes, Tomás Bessa, Francisco Oliveira, Afonso Girão e João Girão. Nos dias 5 e 6, o torneio joga-se em stroke play, 18 buracos por dia, para apurar as oito equipas que ficam no 1.º Grupo (o que luta pelo título) e as oito que são relegadas para o 2.º Grupo (que jogam para não descer à segunda divisão). Nessa primeira fase por pancadas, são aproveitados os cinco melhores resultados de cada dia entre os seis jogadores de cada equipa. De quinta-feira a sábado, passa-se para a segunda fase, em match play (confronto direto), com as seleções a medirem forças entre si, em duelos de singulares e pares (foursomes). A última vez que Portugal participou na primeira divisão foi na Finlândia, em 2014, tendo terminado no 15.º e penúltimo lugar, daí ter disputado a segunda divisão em 2015.
O formato de competição e as datas são semelhante para o Campeonato da Europa Masculino por Equipas de sub-18, que se realiza no Diamond Country Club, nos arredores de Viena, onde há três semanas se desenrolou o Lyoness Open do European Tour. Para além de Portugal, o European Boys’ Team Championship/Jean-Louis Dupont Trophy/Lignum Tee apresenta ainda as equipas de Áustria, Alemanha (campeã), Suécia, Noruega, Holanda, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Itália, República Checa, França, Finlândia, País de Gales e Eslovénia. A comitiva nacional é liderada pelos técnicos David Moura e Gonçalo Castanho, e é constituída pelos jogadores Pedro Lencart, Vasco Alves, Carlos Laranja, António Teixeira, João Maria Pontes e Gonçalo Teodoro. A última participação de Portugal na primeira divisão do Europeu de sub-18 deu-se em 2011 na República Checa, tendo descido de divisão depois de um 19.º lugar entre 20 nações.