Decorre nos meses de julho e agosto, nas freguesias do Concelho de Loulé, a iniciativa «Filme com Estrelas», um ciclo de cinema português ao ar livre que percorre várias localidades, numa organização da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual. No âmbito da adaptação dos clássicos do cinema português, realizada e produzida por Leonel Vieira, já esta quarta-feira, dia 27 de julho, será apresentado o remake do «Pátio das Cantigas», no Jardim das Comunidades, em Almancil, enquanto que «O Leão da Estrela» vai estar em exibição a 25 de agosto, na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.
A 2 de agosto, a Sociedade Recreativa de Vale Judeu, em S. Sebastião, recebe «Portugal S.A.», o drama de Ruy Guerra, interpretado por Diogo Infante e Cristina Câmara. «José e Pilar», o documentário de Miguel Gonçalves Mendes sobre o amor e a literatura e que retrata os dias do Nobel José Saramago e da sua esposa Pilar del Rio, é apresentado a 4 de agosto, na Fonte Pequena de Alte.
Segue-se, no dia 8 de agosto, na Escola Primária do Ameixial, «Capitão Falcão», uma película de ação e aventura, realizado por João Leitão, que conta a história de um patriota super-herói português ao serviço do Estado Novo, na luta contra a «ameaça vermelha». Maria do Céu Guerra e João Jesus são os protagonistas de «Os Gatos não têm vertigens», de António Pedro Vasconcelos, que conta a história de Jó, um rapaz de 18 anos proveniente de uma família disfuncional, que está desencantado com a vida e é influenciado pelas más companhias do bairro. O filme é exibido a 8 de agosto, na antiga escola primária de Salir.
«A Costa dos Murmúrios», adaptação cinematográfica da obra homónima da escritora louletana Lídia Jorge, realizado por Margarida Cardoso, é apresentado a 11 de agosto, no Largo da Igreja de Boliqueime. A película que lançou a atriz louletana Victoria Guerra no cinema – «As Linhas de Wellington», de Valeria Sarmiento – vai estar em exibição a 12 de agosto, na Igreja das Portas do Céu, em S. Clemente. «Virados do Avesso», a comédia realizada por Edgar Pêra, protagonizado por Diogo Morgado e Jorge Currula, com as participações especiais da apresentadora Bárbara Guimarães e do cantor Anselmo Ralph, será projetado no Largo da Igreja de Benafim, a 16 de agosto. Todas as sessões têm início às 21h30.