A edição deste ano do Festival Caixa a Sul, promovido pela Caixa Geral de Depósitos em parceria com a Orquestra Clássica do Sul (OCS), propõe uma programação eclética que levará a música a vários pontos do Algarve e Alentejo. De 6 a 20 de agosto, a OCS, sob a direção do maestro titular Rui Pinheiro, junta-se a Katia Guerreiro e a Vitorino e Janita Salomé e os Cantadores de Redondo para cinco espetáculos em Lagoa (Carvoeiro e Ferragudo), Beja, Quarteira e Fuseta.
O arranque do Festival acontece no dia 6 de agosto, na Praia do Carvoeiro, concelho de Lagoa, com a fadista Katia Guerreiro, que irá partilhar o palco com a OCS para uma noite diferente, onde os sons clássicos convidarão o fado para um ensemble especial. Este espetáculo realiza-se ainda na Praça da República em Beja, no dia 14, e no Calçadão Nascente de Quarteira, no dia 20.
No dia 10, a Zona Ribeirinha da Fuseta recebe a OCS para um concerto de música «light», com um programa que reúne uma proposta de top 10 de obras de música clássica. A abertura de «As Bodas de Fígaro» de Mozart, «A Gruta de Fingal» de Mendelssohn, «Vozes da Primavera» de Strauss II ou as «Danças Húngaras» de Brahms são algumas das peças a apresentar, para além de outras de compositores como Haendel, Bach, Beethoven, Rossini, Grieg e Elgar.
A Praia da Angrinha em Ferragudo, concelho de Lagoa, será palco, no dia 13, para o espetáculo «Clássico EnCante», um formato que nasceu no festival do ano passado e que continua a ser uma aposta da OCS. As vozes de Vitorino e Janita Salomé juntam-se às dos Cantadores de Redondo e à Orquestra Clássica do Sul para um espetáculo que associa a tradição coral polifónica do Cante Alentejano aos temas tradicionais acompanhados por orquestra. 
Todos os concertos têm início às 22h e são de entrada livre. O Festival Caixa a Sul é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos e conta com o apoio dos municípios de Lagoa, Beja e Loulé e da União de Freguesias da Fuseta e Moncarapacho.