No próximo dia 10 de julho, às 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe o reputado trompetista de jazz Gonçalo Marques, que vem a Loulé apresentar o seu novo disco, acompanhado pelos reconhecidos Demian Cabaud (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria), no âmbito de uma tour nacional que passa também pela Casa da Música no Porto, Braga e Culturgest, entre outros palcos de referência. Este álbum conta com a participação especial do pianista Jacob Sacks, um dos músicos mais ativos da cena nova-iorquina na atualidade, o qual rumará também a Loulé para um imperdível concerto com o trio.
Gonçalo Marques começou por estudar trompete na escola do Hot Clube de Portugal com João Moreira. Em 2001 é escolhido para representar a escola  no encontro internacional de escolas de Jazz organizado pela IASJ no Berklee College of Music de Boston  e é-lhe atribuída uma bolsa de estudo para esta universidade.  Em Boston tem a oportunidade de estudar com Tiger Okoshi, Hal Crook, Dave Santoro, Bill Pierce, Ed Tomassi e principalmente com John McNeill do New England Conservatory. Licencia-se em março de 2005 e regressa a Portugal no final desse ano. 
Atualmente, é um participante ativo no meio musical português, atua regularmente com a Big Band do Hot Clube e com a orquestra Lume. Toca também com os seus próprios grupos e como freelancer noutros grupos. É responsável por uma Jam Session regular no café Tati aos domingos e é o programador das quartas-feiras de jazz do mesmo espaço. É também responsável pela organização dos workshops de Verão do Hot Clube.  A sua experiência letiva é vasta, sendo neste momento professor na Escola Superior de Música e na Escola do Hot Clube. 
Da sua discografia há a destacar o seu primeiro CD como líder «da vida e da morte dos animais», gravado em 2010 para a editora TOAP (com Bill McHenry como convidado), o seu segundo CD como líder «Cabeça de nuvem só  tem coração», a participação no disco do Decateto de Bruno Santos e no segundo disco da orquestra «Lume».