Foi assinado, no dia 29 de julho, um protocolo entre a Câmara Municipal de Silves e a Associação Mutualista Montepio que permitirá que 10 aparelhos desfibrilhadores/DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos fiquem disponíveis em vários espaços do concelho. “Esta é uma iniciativa pioneira no país e um projeto estruturante para o Município”, disse Luísa Conduto Luís, Vereadora da Câmara Municipal de Silves.
A autarca considerou extremamente benéfica para a população a existência destes equipamentos, que serão colocados na cidade de Silves, em Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, contando-se, no futuro próximo, estender a iniciativa a outros locais e freguesias. Os aparelhos estarão à disposição da população residente e visitante de forma permanente, especialmente durante a realização de grandes eventos, podendo fazer a diferença entre a vida e a morte.
Carlos Bispo, Administrador da Associação Mutualista Montepio, considerou este momento muito importante, nomeadamente por permitir uma “estreita cooperação entre as duas instituições no apoio social às populações”. “Desde a primeira hora que o Presidente da instituição identificou este projeto com o ADN da Associação Mutualista”, frisou Carlos Bispo, sendo fundamental para proporcionar a quem vive e a quem visita o concelho que o possa fazer de uma forma mais segura. “Temos de agradecer a quem nos ajudou a concretizar esta iniciativa, nomeadamente ao Dr. Donato Ramos, médico da Associação de Socorros Mútuos João Deus, de Silves, que foi uma peça chave no desenvolvimento desta iniciativa”, realçou ainda Luísa Conduto Luís.
Após a assinatura do protocolo, todos os participantes participaram numa demonstração de como se deverão utilizar estes equipamentos, realizada pelo Coordenador da Delegação da Cruz Vermelha de Albufeira-Silves, Rui Martins e pela enfermeira Ana Vieira, com a colaboração da técnica da autarquia de Silves Cláudia Silva, uma das pessoas que frequentou a formação para uso dos DAE’s. No Castelo de Silves, um dos espaços onde está disponível um desfibrilhador, todos puderam ver como é fácil manusear o equipamento e, com a ajuda destes profissionais de saúde e do médico Donato Ramos, foi ainda mais simples compreender a importância que poderão ter para salvar vidas.