O Restaurante da Fatacil foi palco, no dia 26 de agosto, da cerimónia de entrega das medalhas de ouro, prata e bronze do IX Concurso de Vinhos do Algarve, promovido pela Comissão Vitivinícola do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação dos Escanções de Portugal. Aberto a vinhos brancos, rosados e tintos, o júri formado por especialistas escanções nacionais distinguiu 25 dos 81 vinhos que participaram, em representação de 20 produtores de toda a região. “O objetivo do município de Lagoa é e sempre será valorizar o vinho enquanto fator de identificação do nosso concelho, o vinho faz parte da nossa história ancestral. Desde os tempos dos fenícios e cartagineses, dos romanos e árabes, que a nossa região foi produtora de bons vinhos e, mais de dois mil anos depois, cabe-nos a nós honrar a história dos nossos antepassados e deixar um legado para as gerações vindouras”, afirmou o vereador Luís Encarnação.
Com o vinho a constituir um fator importante para o desenvolvimento comercial, empresarial e económico do concelho de Lagoa, ele assume-se igualmente como um instrumento de excelência para a promoção turística deste território e Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, enalteceu a enorme pujança e reconhecimento internacional que os néctares algarvios têm alcançado no passado recente. “Somos pequenos em termos de área territorial e somos periféricos relativamente a Portugal e à Europa, mas somos grandes na qualidade que temos vindo a apresentar. Quando iniciamos a candidatura a «Cidade do Vinho 2016», levamos o nome de Lagoa e dos nossos vinhos por esse país fora e assumimos sempre que era uma candidatura regional, apesar de suportada pelo nosso município”, destacou o edil.
Prova desta vitalidade é a enorme quantidade de vinhos inscritos no IX Concurso de Vinhas do Algarve e, mesmo com produções menores, a qualidade é francamente elevada. “Há dois ou três anos, falava-se da grande dificuldade em penetrar na nossa restauração e hotelaria, mas isso está a alterar-se. As outras autarquias já puxam por este produto também como mais um nicho de mercado e de desenvolvimento económico do seu território e temos que interiorizar que não devemos ser concorrentes uns dos outros”, defendeu ainda Francisco Martins.
Por entre os 25 vinhos algarvios galardoados, os grandes destaques foram para o Alvor Mitto – Vinho Regional Algarve Rosé 2015 (Quinta do Morgado da Torre, Lda) e Marquês dos Vales DUO Petit Verdot & Touriga Nacional – Vinho Regional Algarve Tinto 2012 (Quinta dos Vales – Agricultura e Turismo, Lda), que receberam uma medalha de ouro, com a Grande Medalha de Ouro, ou seja, o prémio de Melhor Vinho do Algarve a ser entregue ao AL-RIA Reserva – Vinho Regional Algarve Tinto 2014 da Casa Santos Lima, Companhia dos Vinhos, S.A.