No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, que se comemorou a 12 de agosto, a Câmara Municipal de Albufeira convidou diversos jovens do concelho que se destacaram nas mais variadas áreas - Desporto, Cidadania, Artes e Cultura, Mundo Académico - a visitar o edifício dos Paços do Concelho.
O grupo foi recebido pelo presidente da autarquia Carlos Silva e Sousa, que se mostrou orgulhoso por Albufeira ser um município com tantos jovens premiados a nível nacional e internacional, assim como clubes, associações e escolas. “Em Albufeira, investimos de forma permanente na área educativa, mas também na colaboração com os clubes e associações do concelho que desenvolvem um excelente trabalho com os nossos jovens através de atividades desportivas e culturais, imprescindíveis à sua formação e a um desenvolvimento equilibrado”, frisou o edil, recordando que “somos um dos poucos municípios a nível nacional que se tem mantido jovem face ao envelhecimento populacional do país”. Em paralelo, Carlos Silva e Sousa encorajou os jovens presentes a terem “uma atitude positiva e feliz perante a vida e a desempenharem o seu papel na sociedade, intervindo a nível comunitário”.
A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, aconselhou os jovens a fazerem voluntariado. “Ao ajudarem quem mais precisa, conseguirão agraciar aquilo que têm”, defendeu, lançando o desafio para que criem associações que defendam interesses comuns, “que são uma forma de realçar o espírito de juventude e concretização de ideias”. A visita terminou com a atuação de dois dos jovens homenageados, Sérgio Gladkyy e Maxim Nedobezhkin, do Conservatório de Albufeira, que mostraram os seus dotes ao acordeão.
Após a visita à Camara Municipal de Albufeira, o grupo participou num almoço de convívio que serviu para debater ideias. Associativismo, Juventude, Intervenção Cívica foram temas em cima da mesa. Como vem a ser hábito, o Dia Internacional da Juventude encerra com um «Sunset Boat Party» que, devido à agitação marítima que se fez sentir naquela data, foi adiado para o dia 26 de agosto.