Com o objetivo de realçar a nível nacional a tradição de alguns municípios que organizavam os seus concursos de Rainha das Vindimas, a Associação dos Municípios Portugueses de Vinho passou a realizar, em 2008, o Concurso Nacional da Rainha das Vindimas, na defesa das tradições regionais ligadas à produção do vinho. Este Concurso, a nível nacional, destina-se a preservar e fomentar entre os jovens as tradições e a cultura rural mais genuínas do povo português, que são representadas pela sua ligação à terra e aos frutos que ela dá.
Este ano e no âmbito do Galardão de «Cidade do Vinho 2016» atribuído a Lagoa, o concelho de Lagoa será o anfitrião do Concurso Nacional, cuja Gala Final tem lugar no dia 10 de setembro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, com a presença de 16 candidatas. As jovens chegam ao concelho logo no dia 8 e serão recebidas, às 10h30, na Câmara Municipal de Lagoa, antes de seguirem para uma visita à Quinta dos Vales. Após o almoço, realiza-se uma visita ao promontório Senhora da Rocha e, antes do jantar, acontece o primeiro ensaio no Centro de Congressos do Arade.
No dia 10 de setembro, a ação estará concentrada no Centro de Congressos do Arade, com ensaios geral e de produção, reunião de trabalho com o júri e novo ensaio geral. A gala propriamente dita começa às 21h30. Pelas 23h será feita a entrega das medalhas dos vinhos premiados na 15ª edição do Concurso Enológico Internacional «La Selezione del Sindaco», que teve lugar, de 26 a 28 de maio, na cidade de L’Aquila, em Itália, onde três vinhos portugueses ganharam a Medalha de Grande Ouro, prémio máximo de qualidade.
O encerramento da Gala será  acompanhado por música ambiente durante a prova do vinho «Lagoa Reserva DOP 2014», feito com as melhores castas cultivadas no Concelho e que durante três meses estagiou nas águas do Rio Arade, no Sítio das Fontes, em Estômbar.