Na edição inaugural, o Loulé Summer, evento promovido pela autarquia local que durante o mês de agosto trouxe às cidades de Loulé e Quarteira muita música e animações, saldou-se por um enorme êxito pelo elevado número de público que atraiu e pela qualidade das atividades integradas no programa. Depois dos concertos de Mariza e Katia Guerreiro (que apresentou um espetáculo com a Orquestra Clássica do Sul), o Loulé Summer encerrou com quatro iniciativas que marcaram este verão algarvio e surpreenderam residentes e turistas.
Luz, cor e arte destacaram-se na Night Parade que, na sexta-feira, dia 26, desfilou na Praça da República, Largo Gago Coutinho e Avenida 25 de Abril. Seis carros decorados com muita luz e imaginação e centenas de performers trouxeram um espetáculo visual e sonoro inspirado na época estival, com criaturas do mundo da fantasia que, ao longo do percurso, iam interagindo com o público. A iluminação dos carros em contraste com a escuridão da cidade criou um efeito mágico a esta noite em que muitos visitantes, movidos pelo fator surpresa, marcaram presença.
No sábado, dia 27, uma verdadeira multidão encheu o Largo Junto ao Monumento Eng.º Duarte Pacheco e a Avenida 25 de Abril para assistir ao concerto de um dos artistas portugueses mais populares. Com a sua simpatia habitual, Tony Carreira cantou e encantou os milhares de fãs ou simples curiosos que vieram ouvir os temas mais emblemáticos da carreira do cantor como «Sonhos de Menino», «Quem era eu sem ti», «A sonhar contigo» ou «Depois de ti mais nada». E depois de um espetáculo com muita energia, o artista teve ainda fôlego para uma sessão fotográfica com os seus fãs que quiseram ficar com uma recordação deste momento em Loulé.
O Loulé Summer encerrou da melhor forma no domingo, 28 de agosto, com dois momentos musicais e muitos animadores a espalharem magia e alegria pela cidade. Perto das 20h, o DJ Hugo Tabaco deu vida ao Largo de S. Francisco durante o Urban Sunset, com espetáculo em que os sons eletrónicos acompanharam um fantástico jogo de luzes. Uma performance de um nome que durante o mês de agosto animou o Algarve e que em Loulé aqueceu uma noite que esteve ao rubro, sobretudo com o concerto dos HMB. Foi na renovada Praça D. Afonso III, com o emblemático Castelo de Loulé como pano de fundo, que a banda que é uma das revelações musicais no panorama da soul e do r&b em Portugal proporcionou um dos momentos mais especiais desta primeira edição do Loulé Summer.
Um fogo-de-artifício nas muralhas do Castelo assinalou o encerramento do Loulé Summer. A Câmara Municipal de Loulé faz um balanço claramente positivo desta primeira edição, já que teve o mérito de, no ano de estreia, atrair um vasto público. Por outro lado, a dinamização da economia local – comércio tradicional, restauração e hotelaria – constituiu outro dos fatores de sucesso deste evento que a partir de agora fará parte do conjunto dos eventos-âncora do Concelho de Loulé.