O 26.º aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) é comemorado no próximo dia 3 de setembro, data em que se celebra o «Dia da Cidade». Nesse dia poderá visitar-se este espaço gratuitamente, entre as 10h e as 12h e das 14h às 17h, havendo algumas visitas acompanhadas.
O MMAS foi inaugurado em 1990, tendo sido construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional – que se tornou a peça central da coleção e do discurso expositivo. Integra também a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal. Este espaço museológico é parceiro desde 2005 da organização Museum With no Frontiers, na secção Discover Islamic Art e membro, deste março de 2008, da Rede de Museus do Algarve.
Outro dos espaços museológicos do concelho de Silves – o Museu do Traje e das Tradições, localizado em São Bartolomeu de Messines – também celebra o seu 7.º aniversário. O programa de atividades previsto inicia-se no dia 2 de setembro, com a atividade «O museu, os sabores e as tradições», que terá lugar entre as 20h30 e as 23h e conta com o apoio da Regionalarte e de Marília Louçã. No dia 7 de setembro, entre as 14h e as 17h, haverá nova ação, um Workshop de Pintura, Quadro de Madeira intitulado «Os Rendilhados e as cores das Casas». Este evento destina-se a crianças entre os cinco e os 10 anos de idade acompanhados por adultos, havendo um limite de 15 inscrições que deverão ser feitas até 5 setembro
O Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines situa-se à entrada da vila, numa casa típica do interior algarvio, recuperada especialmente para este efeito. O projeto de arquitetura é da autoria da Arquiteta da Câmara Municipal de Silves, Carla Alfarrobinha e o projeto da musealização é da autoria de Conceição Amaral, atual Diretora do Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e anteriormente Diretora do Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Concebido com base no vastíssimo espólio legado ao Rancho de São Bartolomeu de Messines, este núcleo museológico exibe peças relacionadas com as tradições populares daquela vila, dos finais do século XIX, inícios do séc. XX.