No próximo dia 3 de setembro, pelas 21h30, o conhecido intérprete brasileiro Pierre Aderne ruma a Loulé para revisitar grandes temas do seu repertório de bossa nova e jazz, estando previstas ainda algumas surpresas para os fãs, como é seu apanágio, isto numa altura em que se prepara para lançar o seu novo álbum «Da Janela de Inês». Nascido em França, filho de pai português e mãe brasileira, Pierre Aderne foi criado no Brasil e está a viver em Portugal.
O cantor brasileiro tem dado concertos pela Europa, Japão e Estados Unidos, e levado a sua música a palcos como o Centro Cultural de Belém, Cooljazz Fest, Joe’s Pub, Moma (Nova Iorque) e SXS W (Texas). Em Portugal, Pierre foi descobrindo novos parceiros musicais a quem se juntou para produzir alguns dos mais ouvidos duetos nas rádios de norte a sul do país, entre eles: «Preciso mentir que a amo» com Jorge Palma, «Fados dos barcos» com Cuca Roseta, «Nha morninha» com Sara Tavares, «Jardim de Inverno» com Susana Félix e Mário Laginha, «Um lugar pra ficar» com Gisela João, e as músicas que ofereceu a António Zambujo (como o tema que dá nome ao álbum Guia), Viviane e Marco Rodrigues.
Artista do mundo, Pierre tem viajado com a sua música por diferentes países e, pelo caminho, colaborado com alguns artistas da world music: Madeleine Peyroux, com quem fez um dueto e também filmou para o seu novo programa Desafinado, no Canal Brasil; e Melody Gardot, com quem gravou dois duetos e fez as primeiras partes de três concertos no palco do Olympia, entre tantos outros. Na sua discografia, Pierre Aderne conta já com seis discos, encontrando-se atualmente em Madrid a preparar o seu novo álbum, «Da Janela de Inês», um trabalho gravado entre o Rio de Janeiro, Nova Iorque, Paris e Lisboa, e que conta com a participação dos artistas Melody Gardot, Tito Paris e Vinícius Cantuária, estando previsto o lançamento ainda em 2016.
Em meados deste ano, ao longo de uma temporada de 13 semanas, foi possível conhecer, em versão televisiva, na SIC, as famosas tertúlias de Pierre Aderne, «Rua das Pretas», em que o músico convidou vários reconhecidos artistas para agradáveis e estimulantes conversas sobre a vida e a arte. O concerto tem a duração de 75 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado de 10 euros. Para maiores de 65 e menores de 30 anos o bilhete custa 8 euros. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.