Steven Odendaal foi o primeiro dos campeões do FIM CEV Repsol 2016 e já é campeão da Europa de Moto2, na sequência da vitória nas duas corridas de Portugal. O piloto assegurou o título na categoria intermédia de forma brilhante, ao ganhar as duas provas em que esteve em jogo no dia 28 de agosto. O sul-africano não deu opção aos seus rivais nesta temporada e acumulou, em oito provas, seis vitórias, um segundo lugar e um terceiro – falhando o pódio apenas numa das corridas disputadas em Barcelona.
No Mundial Júnio de Moto3, foi Marcos Ramírez quem arrecadou o primeiro lugar do pódio no Autódromo do Algarve, apenas por três milésimas de vantagem face ao atual líder da categoria, Lorenzo Dalla Porta. Com este resultado, o italiano tem uma vantagem 31 pontos na classificação geral em relação a Ramírez – o candidato que o persegue.
Quanto à classificação do Campeonato Europeu de Superbike, Carmelo Morales venceu as duas corridas de ontem em Portimão e amplia a sua vantagem face ao segundo lugar – tem mais 17 pontos que o chileno Maximilian Scheib, que também terminou em segundo nas provas do Algarve. O circuito de Jerez acolhe, no dia 2 de outubro, a próxima prova do FIM CEV Repsol – a penúltima do ano antes de derradeira corrida em Valência – palco para duas corridas Moto3 e Superbike e uma de Moto2.