A autarquia tavirense vai renovar a frota municipal com a aquisição de oito viaturas, destinadas a apoio aos serviços municipais (seis viaturas de cinco lugares), ao transporte escolar (uma carrinha de nove lugares) e ao transporte de equipamentos pesados e mercadorias com grua incorporada (um camião). A presente aquisição de viaturas permitirá reduzir as despesas com manutenção e consumos elevados, bem como avarias constantes, devido à quilometragem elevada e longevidade dos veículos que faziam parte da frota municipal e que serão agora substituídos.
Esta renovação aumentará a fiabilidade e a segurança, nomeadamente no caso da viatura que se destina a transporte escolar, uma vez que a legislação em vigor obriga ao abate ou substituição de viaturas que atingem a idade máxima para transporte de crianças. A viatura pesada que foi adquirida permite, para além do transporte de mercadorias e equipamentos pesados, com recurso à grua, a possibilidade de colocação de um tanque para abastecimento de água à zona serrana do Concelho.
O montante total das viaturas adquiridas ascende a cerca de 300 mil euros, sendo que, por forma a reduzir o investimento, foram entregues seis viaturas como retoma, que permitiram uma poupança de quatro mil e 550 euros. A estratégia da autarquia no que concerne à gestão e manutenção da frota municipal passa pela análise e acompanhamento detalhado e diário das viaturas em circulação, havendo uma preocupação efetiva na sua rentabilidade e, sempre que se verifique imprescindível e inadiável, pela aquisição de viaturas que permitam responder às solicitações constantes que fazem parte das competências do Município, bem como ao cumprimento da legislação em vigor.