A autarquia tavirense vai renovar a frota municipal com a
aquisição de oito viaturas, destinadas a apoio aos serviços municipais (seis
viaturas de cinco lugares), ao transporte escolar (uma carrinha de nove lugares)
e ao transporte de equipamentos pesados e mercadorias com grua incorporada (um
camião). A presente aquisição de viaturas permitirá reduzir as despesas com
manutenção e consumos elevados, bem como avarias constantes, devido à
quilometragem elevada e longevidade dos veículos que faziam parte da frota
municipal e que serão agora substituídos.
Esta renovação aumentará a fiabilidade e a segurança,
nomeadamente no caso da viatura que se destina a transporte escolar, uma vez
que a legislação em vigor obriga ao abate ou substituição de viaturas que
atingem a idade máxima para transporte de crianças. A viatura pesada que foi
adquirida permite, para além do transporte de mercadorias e equipamentos pesados,
com recurso à grua, a possibilidade de colocação de um tanque para
abastecimento de água à zona serrana do Concelho.
O montante total das viaturas adquiridas ascende a cerca de 300 mil euros, sendo que, por forma a reduzir o investimento, foram entregues seis viaturas como retoma, que permitiram uma poupança de quatro mil e 550 euros. A estratégia da autarquia no que concerne à gestão e manutenção da frota municipal passa pela análise e acompanhamento detalhado e diário das viaturas em circulação, havendo uma preocupação efetiva na sua rentabilidade e, sempre que se verifique imprescindível e inadiável, pela aquisição de viaturas que permitam responder às solicitações constantes que fazem parte das competências do Município, bem como ao cumprimento da legislação em vigor.