Com o regresso às aulas a Câmara Municipal de Loulé reedita o programa «Visita Brincando», destinado ao público escolar, proporcionando às escolas um conjunto de atividades que tem como ponto de partida o Património Cultural do Concelho. O «Visita Brincando» conta já com 10 anos, renovando-se anualmente e proporcionando às escolas um conjunto de atividades que têm como ponto de partida o Património Cultural do Concelho de Loulé, pretendendo despertar, desde cedo, o interesse das gerações mais novas para as questões patrimoniais.
Com atividades nos vários espaços museológicos – Loulé, Salir, Alte e Querença -, os Serviços Educativos do Museu Municipal de Loulé proporcionam ações lúdico-pedagógicas, atuando como mediadores entre os espaços culturais e a comunidade escolar. Como vem sendo prática em anos anteriores, estes Serviços encontram-se igualmente disponíveis para programar ações educativas em conjunto com a comunidade escolar, de modo a ir ao encontro das necessidades sentidas pelos professores e, sobretudo, para tornar o Património Cultural um parceiro para a aprendizagem e para o desenvolvimento cultural dos alunos.
«A Cápsula do Tempo», «Em busca do passado», «Lendas de outros Tempos», «O Pomar Algarvio», «Arqueólogo, eu?», «Há lendas no Castelo», «Vem descobrir a aldeia de Alte», «Histórias e memórias de Cândido Guerreiro», «O Ciclo da Água», ou «Quem foi Duarte Pacheco» são algumas das propostas do Programa. O «Visita Brincando 2016/17» irá ainda assinalar, ao longo do ano letivo, algumas efemérides como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017), onde será dado a conhecer aos alunos a importância desta atividade para o Concelho, ou «40 anos da Constituição da República Portuguesa», com uma ação em que, de uma forma simples, será feita uma reflexão sobre os direitos consagrados na Constituição, promovendo o debate entre os pequenos cidadãos.