No concelho de Silves, o Cartão Jovem Municipal poderá ser adquirido no sector de Juventude da Câmara Municipal, no complexo das piscinas municipais e, também, nas juntas de freguesia. O portador do cartão, para além das vantagens associadas ao clássico «Cartão Jovem EURO<30», tem vantagens e descontos na utilização de infraestruturas, equipamentos e serviços municipais, nomeadamente: 10% na utilização das Piscinas Municipais, 10% nas entradas para espetáculos organizados pela Câmara Municipal de Silves e 10% nos ateliês, workshops e ações de formação da Autarquia. Simultaneamente, pode também usufruir de descontos em estabelecimentos comerciais de todo o concelho.
Este cartão, que resulta de uma parceria estabelecida entre a autarquia silvense e a Movijovem, tem um custo associado de 10 euros e é dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos (inclusive), concedendo benefícios, isenções e descontos na utilização e compra de bens, produtos, serviços públicos e privados, existentes no município. Para efeitos de emissão do Cartão Jovem Municipal deverá ser apresentado B.I. ou cartão de cidadão, juntamente com uma fotografia tipo passe e o formulário próprio devidamente preenchido. 
De referir que o cartão jovem é uma iniciativa de âmbito europeu que existe desde 1986 encontrando-se, desde o início, associado a várias vantagens e benefícios, não só para os jovens aderentes, mas também no desenvolvimento e promoção do comércio local, dando descontos em diversas áreas como a mobilidade, cultura, desporto, estética, educação, alimentação, tecnologia, entre outros serviços.