A edição de 2016, a segunda, do Encontro Internacional Poesia a Sul, decorre entre os dias 21 e 30 de outubro na cidade de Olhão, numa organização da Câmara Municipal de Olhão. Este ano com um programa onde as atividades vão da poesia à música, passando por exposições, teatro, debates, apresentações, leituras e recitais, está já assegurada a presença de poetas de renome de todo o mundo.
O dia inaugural da iniciativa – que é mais uma vez comissariada pelo poeta olhanense Fernando Cabrita – conta, às 21h30, com o espetáculo «12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado», por Napoleão Mira & Reflect. A performance de spoken word é apresentada no Auditório Municipal de Olhão. O Encontro tem o seu início oficial marcado para mais cedo, às 18h, com a sessão inaugural, que decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pelo presidente da Autarquia, António Miguel Pina. O dia reserva ainda a apresentação do mais recente volume de Fernando Cabrita, «Oito Livros de Oito Poetas», a inauguração de duas exposições no Auditório Municipal e, a fechar a noite, um momento de poesia e música.
O sábado, dia 22 de outubro, começa com duas palestras no Museu Municipal de Olhão, a decorrerem a partir das 15h. A primeira, por Fernando Cabrita, versa sobre o poema «The Waste Land», de T. S. Elliot. De seguida, o espanhol Augusto Thassio de «Los Infantes fala sobre a vida e a morte de Miguel Hernandez». Outro dos destaques do dia vai para o debate «A Poesia e o Ensino», que acontece na Galeria Sul Sol e Sal, a partir das 18h30, com as presenças de Anabela Batista, Nélia Estevão, Paulo Penisga e Pedro Oliveira Tavares.
No domingo, dia 23, às 11h, o espaço Cantaloupe recebe «Poesia com Vista para o Mar», onde serão apresentados livros de Pedro Jubilot e Raquel Zarazaga, havendo ainda leituras de textos por vários poetas. Às 17h, há teatro nos Mercados Municipais, pelos Te-atrito. Meia hora mais tarde, no mesmo espaço, Teresa Rita Lopes dá uma palestra subordinada ao tema «Pessoa e o Livro do Desassossego». Ao fim da tarde, às 19h30, sempre nos Mercados Municipais, haverá espaço para uma leitura, pelas vozes de Rogério Cão e Fernando Cabrita.
A segunda-feira é dedicada à apresentação dos livros de Miguel Godinho e António Ventura. Na terça-feira, dia 25, é a vez dos autores Adília César, Marco Mangas, José Luís Rua Nacher e Eladio Orta darem a conhecer ao público as suas mais recentes obras. João Pereira, Pedro Tavares, Said Trigaoui, Eva Vaz, Chi Trung e Luís Ene apresentam volumes da sua autoria na quarta-feira, dia 26 de outubro. As sessões decorrem a partir das 18h, na Galeria Sul Sol e Sal. Este dia ficará ainda marcado pela exibição da película «Howl», de Allen Ginsberg, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, e pelo espetáculo de poesia e música de João Pereira e Eduardo Patarata, no espaço Cantaloupe.
O espaço eleito para a programação de quinta-feira, dia 27, do Poesia a Sul, é a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense onde decorre, a partir das 18h, uma homenagem ao poeta algarvio Casimiro de Brito, no âmbito dos 55 anos da Poesia 61 – A Geração de 1961 e a Nova Poesia Portuguesa. As atividades do II Encontro Internacional Poesia a Sul – Olhão 2016 prolongam-se até dia 30 de outubro, com atividades literárias, musicais e lúdicas. Esta edição ficará também marcada por visitas diárias de poetas a escolas e lares do concelho e pela apresentação do Prémio Literário Escolar João Lúcio.