No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Municipal de Tavira organiza, no dia 24 de setembro, pelas 10h30, a visita «Amigos Unidos de Cabanas- a comunidade piscatória e a construção do bairro S.A.A.L. no pós 25 de Abril», em Cabanas. Sob a orientação de Manuela Basílio e Noélia Restani (e a colaboração dos restantes moradores), este encontro, com início na sede da Associação de Moradores «Amigos Unidos de Cabanas», visa percorrer o bairro e dar voz às memórias da época e às vivências atuais.
O tema adotado este ano pelo Conselho da Europa para as Jornadas é «Comunidades e Culturas» e tem como objetivo destacar as múltiplas formas de comunidade empenhadas no conhecimento, na proteção, no desenvolvimento e na organização dos seus próprios ambientes culturais. Neste sentido, em foco está o Bairro S.A.A.L (Serviço de Apoio Ambulatório Local) de Cabanas, uma das expressões locais de um programa de promoção habitacional criado no rescaldo do 25 de Abril. O S.A.A.L. que vigorou, entre 1974 e 1976, é hoje considerado essencial na história da arquitetura portuguesa do século XX, pressupondo a resolução de carências básicas de uma franja da população portuguesa, contribuindo para a construção de habitação própria num espírito de participação sem antecedentes.
A ação, dinamizada por Daniel Santana e Luísa Ricardo (técnicos do Museu Municipal de Tavira), é gratuita e aberta a toda a população mediante inscrição obrigatória. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Moradores «Amigos Unidos de Cabanas» e da Junta de Freguesia de Conceição e Cabanas de Tavira.