O Município de Lagos vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de Outubro, com um conjunto de iniciativas, a realizar ao longo do mês, destinadas a promover o envelhecimento ativo, de modo a evitar a solidão e o isolamento, bem como incentivar a convivência e a aproximação entre os munícipes seniores do concelho. Na abertura do programa, no dia 1 de Outubro, terá lugar a festa comemorativa, assinalada com um baile a cargo do artista lacobrigense Humberto Silva e a participação da Associação de Dança de Lagos, cujas atuações sempre diferentes, dinâmicas e envolvendo crianças têm merecido rasgados elogios por parte dos idosos em eventos anteriores, contribuindo, simultaneamente, para a promoção das relações intergeracionais. A Santa Casa da Misericórdia de Lagos irá igualmente animar este evento com a realização de danças tradicionais.
No dia 7 de Outubro será dinamizada a ação de sensibilização «Envelhecer com Qualidade», que terá dois momentos: no primeiro, a abertura do projeto «Saúde em Movimento» e, em seguida, para prelecionar e desenvolver a temática da qualidade de vida na terceira idade, duas oradoras que desenvolvem trabalho com incidência no envelhecimento: a Dr.ª Isabel Valente (Médica Neurologista no Hospital Distrital de Faro) e a Dr.ª Sofia Rodrigues (Psicóloga), ambas com vasta experiência em estratégias que visam a melhoria da qualidade de vida.
Paralelamente, e com início a partir do dia 12 de outubro e até 15 de novembro, serão levadas a cabo várias ações de esclarecimento, descentralizadas pelas várias freguesias do concelho, sobre o Complemento Solidário para Idosos, no seguimento da necessidade identificada no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa e confirmada pelo Conselho Municipal Sénior, onde se procurou articular estas ações com as sessões já agendadas com a Guarda Nacional Republicana, no âmbito do grupo de trabalho da Segurança dinamizado no seio deste órgão consultivo. As ações irão, assim, para além das condições de acesso e benefícios inerentes ao CSI, abordar temas como a prevenção de roubos e burlas, bem como de incêndios domésticos. No dia 4 de Novembro, a sessão de esclarecimento terá como mote o Complemento Solidário para Idosos e a Educação para a Saúde oral, e contará com a participação da higienista oral do Centro de Saúde de Lagos, Dr.ª Elsa Santos.
O Teatro será outro dos destaques desta programação, com a apresentação da peça «Velha é Você», uma comédia musical com divertidos diálogos entre duas personagens que relembra ao público músicas intemporais do Festival da Canção, do Fado e das Marchas Populares.