A Câmara Municipal de Vila do Bispo irá participar, no próximo dia 16 de setembro, na 24ª Conferência da SEAC (Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura) com uma comunicação intitulada «Orientação na Paisagem dos Menires de Vila do Bispo e da Bacia Interfluvial de Lagos». A comunicação será apresentada pelo arqueólogo municipal Ricardo Soares e pelo Eng.º Fernando Pimenta (Astrónomo membro da SEAC) na Real Instituição Literária e Científica de Bath, na Inglaterra, e será dedicada ao tema «O Casamento Astronomia e Cultura: Teoria e Método no Estudo da Astronomia Cultural».
Este é o resultado de uma investigação designada de «ArqueoAstronomia Paisagística no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrim-Odiáxere», enquanto cruzamento interdisciplinar entre a Arqueologia, a Astronomia, a Estatística, a Cartografia e a leitura das Paisagens naturais e culturais. Trata-se de um subprojeto integrado na «Carta Arqueológica do Concelho de Vila do Bispo».
Além da comunicação perante um expressivo público científico, numa importante instituição inglesa, a Bath Royal Literary and Scientific Institution, os menires de Vila do Bispo serão valorizados e divulgados internacionalmente por via da publicação das respetivas atas da conferência.