Os números relativos às primeiras semanas da Rota do Petisco 2016, que arrancou a 9 de setembro, superam as melhores expectativas da organização, com milhares de ementas de Rotas consumidas nos 125 estabelecimentos aderentes, o que se reflete também no ambiente vivido nas ruas de Portimão e Alvor, animadas pelos milhares de petiscadores que aqui têm afluído em busca de um bom petisco. Desde 9 de setembro que a Rota do Petisco leva mais vida às ruas e praças do concelho, invadidas de petiscadores encartados, com o seu Passaporte na mão, ávidos à procura do próximo destino de entre os 125 que este ano convidam a uma apetitosa visita que se prolonga até ao próximo dia 9 de outubro.
A Rota do Petisco é não só um roteiro gastronómico para os apreciadores dos sabores algarvios, mas também um roteiro de animação onde não faltam propostas para todos os gostos e idades. Para os próximos dias, há música e dança na Rota da Animação. Na quinta-feira, dia 29 de setembro, no centro de Portimão, haverá «Ferros & Acordeons», numa noite que promete ser longa e bem divertida. Na noite de sexta-feira, há música tradicional algarvia em Alvor com os «Amigos da Figueira» e, na Zona Ribeirinha de Portimão, toca-se «acordeão sobre andas» com Nuno Duarte e o seu «Foleandas» a levar a música às alturas.
Para além dos petiscos e da música, também há compras a preços bem convidativos. O Mercado Municipal de Portimão aderiu à iniciativa com seleções de produtos frescos ao preço de uma Rota: 3€. O comércio local também aderiu e, na Rota do Comércio, os estabelecimentos aderentes oferecem descontos de 40 por cento na aquisição de produtos selecionados. A Rota do Petisco 2016 é uma iniciativa organizada pela Associação Teia D'Impulsos, com várias parcerias institucionais e o patrocínio oficial da cerveja Sagres.