A Câmara Municipal de Tavira aderiu à Festa dos Anos de Álvaro de Campos 2016 com a exposição «Tavira, 1890: o Ano de Álvaro de Campos», a qual se encontra patente, entre 3 de outubro e 30 de novembro, no Arquivo Municipal. Celebrar o ano do nascimento de Álvaro de Campos, em Tavira, levou o Arquivo Municipal a uma viagem pelo ano de 1890, bem como a redescobrir o heterónimo de Fernando Pessoa.
Para relembrar a sua fase futurista, em que foca a civilização industrial, a força das máquinas e o progresso técnico, apresenta-se nesta exposição documentos que retratam os poucos acontecimentos, mas relevantes para o progresso de Tavira em 1890, como a chegada do coreto, que permanecerá no jardim público e a abertura da Estrada Municipal de Santo Estevão ao Tesouro. A acompanhar a força das suas eternas palavras, imagens e peças ilustram a obra de Álvaro de Campos, numa viagem que convida a ler e a sentir Álvaro de Campos.
A mostra, em colaboração com a Associação Partilha Alternativa, pode ser visitada entre segunda e sexta-feira, entre as 9h30 – 12h30 e as 13h30 – 16h30, sendo que a entrada é feita pela Rua Jacques Pessoa. Este evento integra a iniciativa promovida pela Partilha Alternativa «Festas dos Anos de Álvaro de Campos», que decorre de 1 de outubro a 30 de novembro e engloba uma vasta programação. Esta ação surge no âmbito do programa «Algarve 365» do Turismo de Portugal, que tem como intuito combater a sazonalidade na região.