A Rua Dona Filipa de Vilhena, mais conhecida pela Rua dos Arcos, em Loulé, acolhe, nos dias 23 e 24 de setembro o evento «O Desassossego dos Arcos», no âmbito do projeto Loulé Criativo, que pretende divulgar o design e as artes, dando espaço e visibilidade à criatividade emergente em Loulé. Nesta iniciativa, artesãos, artistas, designers, fotógrafos, empresários, gastrónomos e restaurantes da cidade serão, mais uma vez, parceiros do Loulé Criativo, e irão trazer ideias inovadoras a esta artéria recôndita da cidade, marcada pela sua arquitetura singular. Aqui vai ser possível encontrar lojas pop up, workshops, show cooking, instalações, casting fotográfico, animação de rua, teatro, entre muitas outras atividades.
No dia 24 de setembro, e no âmbito do Dia Mundial do Turismo, os interessados poderão participar nos workshops de Turismo Criativo a um preço reduzido. «O Desassossego dos Arcos» vai estar na rua das 18h às 22h, na sexta-feira, e das 10h às 22h, no sábado, podendo consultar-se a programação em www.loulecriativo.pt.
Recorde-se que o Loulé Criativo é um projeto que aposta na valorização da identidade do território do Concelho de Loulé, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial. Uma das vertentes desta iniciativa é o Turismo Criativo, uma nova geração de turismo que está a crescer pelo mundo inteiro, sendo que Loulé é a primeira cidade portuguesa a aderir à Rede Internacional de Turismo Criativo.
Em Loulé, as diversas manifestações do seu riquíssimo Património Cultural, assim como expressões artísticas mais contemporâneas são matéria experiencial e criativa ímpar. O Município de Loulé quer oferecer aos viajantes a possibilidade de fazer uma imersão na cultura do concelho, proporcionando-lhes vivências únicas, por meio de experiências e de aprendizagens.