Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo

Na véspera do Dia Mundial do Turismo, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, deslocou-se ao Algarve para conhecer, no terreno, a Ecovia do Litoral. O passeio de seis quilómetros, na tarde de 26 de setembro, aconteceu entre a Torre d’Aires, em Luz de Tavira, e a Fuzeta, e contou com a presença de diversos deputados da Assembleia da República, bem como dirigentes associativos e autarcas da região.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Com ponto de encontro no edifício sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro, a comitiva que participaria num passeio ao longo da Ecovia do Litoral, no âmbito do projeto «Cycling & Walking Algarve», cedo se começou a juntar, reunindo, para além de Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, os deputados do PS/Algarve António Eusébio, Fernando Anastácio e Luís Graça, o deputado do PSD/Algarve José Carlos Barros, a par de dirigentes associativos e autarcas dos concelhos de Tavira e Olhão. A deslocação até Torre d’Aires, na freguesia de Luz de Tavira, fez-se por autocarro e, no local de partida para um troço de seis quilómetros, percorrido em bicicleta, estava à espera Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.
Este novo produto «Cycling & Walking Algarve» é uma iniciativa da Região de Turismo do Algarve, Associação Turismo do Algarve, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Turismo de Portugal e ANA Aeroportos, e o objetivo é tornar o Algarve num dos maiores destinos cicláveis e de caminhadas da Europa e atrair mais turistas na época baixa. “Queremos mostrar um Algarve diferente, que se reposiciona fora do paradigma tradicional do «sol e praia», e estamos aqui numa atividade de bicicletas”, explica a governante, acrescentando que este produto se integra numa estratégia de posicionamento global do destino que inclui igualmente iniciativas de cariz cultural durante a época baixa.
A missão é, pois, demonstrar que existem motivos que justifiquem uma visita ao Algarve ao longo de todo o ano mas, como é claro, essas atividades, iniciativas, produtos, têm que existir na prática. “Não podemos promover aquilo que não há e é para isso que estamos todos a trabalhar”, afirma a governante, confirmando que estas ciclovias ainda não estão implantadas em toda a região. “Temos quatro rotas, mas o intuito é criar um trajeto contínuo ao longo de todo o Algarve e o projeto tem sido bastante interessante porque mobiliza várias entidades. Não estamos à espera do ideal para começar a promover este produto e o que interessa é colocar todas as autarquias a trabalhar em conjunto. Os fundos arranjam-se, o fulcral é perceber que intervenções são necessárias fazer e em que zonas e estão sentados à mesma mesa o Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve, a ANA Aeroportos, as autarquias, as associações e os empresários”, destaca Ana Mendes Godinho.
Trabalho em conjunto que é essencial para o «Cycling & Walking Algarve» ser um sucesso, porque não basta criar procura e atrair turistas, há que garantir que os aeroportos e os hotéis estejam, por exemplo, preparados para receber estes visitantes e as suas bicicletas. “É verdade que os portugueses não estão habituados a andar a pé e de bicicleta, mas isso tem mudado nos últimos anos”, sublinhou a Secretária de Estado do Turismo, antes de partir para a praia da Salema, em Vila do Bispo, para a inauguração de um novo empreendimento turístico.
Ana Mendes Godinho e Desidério Silva,
presidente da Região de Turismo do Algarve
A importância deste evento foi igualmente confirmada por Desidério Silva, para dar a conhecer as diferentes realidades da região e para se perceber que, em final de setembro, existiam condições perfeitas para a prática de atividades no exterior. “A nossa intenção é promover e divulgar que o outono e inverno são excelentes para o ciclismo e as caminhadas. Esta ação é apenas um sinal do que está a ser feito no terreno para evidenciar que o Algarve tem outras ofertas e potencialidades para além daquelas que são sobejamente conhecidas do grande público”, referiu o presidente da Região de Turismo do Algarve, garantindo que a interligação entre as várias ciclovias existentes na região é uma preocupação de todos os envolvidos. “Faremos tudo ao nosso alcance para que os presidentes dos 16 concelhos do Algarve compreendam a importância de existir uma única ciclovia do sotavento ao barlavento”.
Prova disso é que, enquanto foi presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva procurou que essa ligação existisse entre os Salgados e Vilamoura, mas compreende que há autarcas que se debatem com grandes constrangimentos. “Têm a ver com o PROT Algarve e com o POOC, mas a presença da Secretária de Estado do Turismo demonstra que o governo está empenhado neste processo, para que tenhamos um Algarve todo o ano e não apenas a funcionar durante seis meses”, concluiu o presidente da RTA.