A Biblioteca Municipal de Silves irá acolher, no dia 18 de outubro, das 10h às 13h, uma ação de sensibilização sobre os direitos dos Idosos, onde o tema central serão as Prestações Previdenciais. A ação, promovida pelo Município de Silves numa parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, é direcionada para técnicos que exerçam funções no âmbito da terceira idade e público em geral.
Trata-se de uma iniciativa que vem na sequência trabalho de intervenção e proximidade que tem vindo a ser dinamizado pela autarquia silvense junto dos idosos, através da realização de atividades inseridas no programa + Proximus, dos atendimentos efetuados nas Juntas de Freguesia e, mais recentemente, com o processo de criação do Grupo de Trabalho a Apoio ao Idoso (que reúne várias entidades do Concelho que trabalham e que apoiam direta ou indiretamente os seniores), situações que geram uma maior perceção das dificuldades sentidas pelos munícipes relativamente às respostas sociais existentes na área do envelhecimento. 
Acresce referir que, apesar dos apoios disponíveis pela Segurança Social ser uma informação de âmbito público, muitos dos técnicos que se encontram a trabalhar diretamente no terreno com os idosos desconhecem quer a sua existência, quer os requisitos necessários para a sua obtenção. A mesma informação é, também, considerada oportuna junto da comunidade em geral, nomeadamente junto das pessoas da terceira idade e respetivos familiares, no sentido de lhes ser transmitido uma maior informação acerca dos seus direitos e de como recorrer aos mesmos.