O European Cycling Challenge, no qual o Algarve se faz representar há dois anos consecutivos, foi galardoado com o Prémio CIVITAS 2016, a mais alta distinção europeia para projetos inovadores de mobilidade urbana sustentável. A iniciativa, que consistiu numa competição de utilizadores regulares da bicicleta, mobilizou este ano 52 áreas metropolitanas europeias, as quais, através do rastreio dos cerca de quatro milhões de quilómetros pedalados ao longo do mês de maio pelos 46 mil utilizadores inscritos, beneficiaram de mapas pormenorizados dos percursos usados pelos ciclistas.
A Iniciativa CIVITAS destacou o papel do European Cycling Challenge na categoria de participação pública especialmente por ter tirado partido das aplicações online para avaliar as necessidades de quem se desloca de bicicleta. A AMAL, além de promover a iniciativa no Algarve desde 2015, foi também a primeira entidade intermunicipal portuguesa a participar e entende que o prémio atribuído é um incentivo para a região que ainda recentemente assinou o compromisso pela mobilidade urbana sustentável e que está a braços com a ambiciosa tarefa de projetar um futuro em que as deslocações serão mais eficientes, inclusivas e sustentáveis.
O VAMUS - Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve está aliás a concluir o processo de diagnóstico da mobilidade na região. Depois do inquérito online realizado até 22 de setembro, as três equipas constituídas para a recolha de informação junto dos diversos parceiros estão a compilar e a analisar os dados para que os possam apresentar no próximo dia 26 de outubro, num fórum dedicado a lançar as bases dos planos de ação a adotar.