A época de casamentos terminou há poucas semanas, com a região algarvia a ser procurada por muitos estrangeiros para aqui realizarem uma cerimónia de sonho que os acompanhará para o resto das suas vidas em comum. Uma cerimónia onde, a par dos cenários paradisíacos, também brilham os vestidos de noiva e os bolos de casamento e foi este último pormenor que nos levou à conversa com Sónia Marreiros, a primeira cake designer credenciada do Algarve.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

É na rua do comércio de Armação de Pêra, no concelho de Silves, que Sónia Marreiros tem o seu ateliê de cake design, um local para receber os clientes e para criar verdadeiras obras de arte sob a forma de bolos, sobretudo de casamento, mas também de batizados e aniversários. Tudo começa com uma reunião com os noivos para perceber o que pretendem, segue-se o fabrico do bolo, finalmente, a decoração, um processo que pode demorar mais ou menos tempo, consoante o caso, e cujo grande objetivo é concretizar sonhos. “Dedico-me muito aos bolos de casamento porque, se calhar, sou uma eterna romântica e penso que a união de duas pessoas é um passo bastante importante na nossa vida. A celebração de um casamento é, também, a celebração do amor e da união e o bolo é uma componente fundamental desse ritual”, indica Sónia Marreiros.
O bolo de casamento deixou, de facto, de ser um simples bolo coberto de branco, é bem mais do que isso, representa os noivos em si, o que os uniu, os seus traços de personalidade, às vezes até os seus hobbies, múltiplos detalhes que são transpostos para os elementos decorativos. “Hoje, um bolo de casamento é bastante individualizado e, por isso, tem que ser planeado e organizado com alguma antecedência. Aliás, já tenho encomendas para 2018”, revela a entrevistada, adiantando que a esmagadora maioria dos seus clientes são ingleses e irlandeses. “Existe uma indústria que se dedica especificamente ao «destiny weddings» porque há muitas pessoas que juntam as famílias e os amigos e vão casar noutro país, seja Portugal, Espanha, França ou Grécia. E o Algarve é um desses destinos privilegiados”, aponta a cake designer.
Como se adivinha, planear um casamento num país estrangeiro é bem mais complicado do que no seu local de origem, daí que a maior parte dos casais contrate empresas especializadas na organização destes eventos, que depois requisitam os serviços de Sónia Marreiros. Há, porém, clientes que querem lidar diretamente com todos os fornecedores e que vasculham a internet e as redes sociais em busca dos melhores profissionais de cada ramo. “Nessa situação, alguns fazem questão de vir ter comigo para se tratar de todos os assuntos que envolvam o bolo: o que vai acontecer no casamento, qual é o esquema de cores, que flores vão usar, como vai ser o vestido da noiva. Todos esses pormenores são importantes para o design do bolo”, salienta.
Neste contexto, há clientes que chegam com ideias bem delineadas, sabem exatamente o sabor que desejam, como querem a decoração, alguns trazem até imagens para servir de referência, não réplicas, porque Sónia não gosta de fazer cópias de bolos de outros colegas de profissão. “Há outros que não têm ideia nenhuma que decoração querem, se preferem uma coisa mais moderna ou tradicional, contemporânea ou vintage. Depois de reunir várias informações, faço propostas, que podem aceitar ou não. O processo torna-se mais difícil quando os clientes não têm hipóteses de se deslocar ao Algarve antes do casamento e tem que ser tudo decidido através de e-mail”, reconhece Sónia Marreiros.
Mil e uma perguntas que já não surpreendem a maioria dos noivos, garante a cake designer, que não vão «às cegas» para estas reuniões de planeamento, mas ainda há quem se surpreenda com tudo o que pode influenciar a decoração de um bolo. “O bolo não pode estar desfasado de tudo aquilo que vai estar à sua volta e acabam por compreender as perguntas que lhes faço. Para conseguir criar um sonho, preciso ter o máximo de informação possível, para que tudo esteja em harmonia”, justifica Sónia Marreiros, confessando que acaba por criar uma relação sentimental com todos os bolos que fabrica, tal o carinho e empenho que neles coloca. “O bolo de casamento tem que ser uma coisa única e, como dedico muita atenção e amor àquilo que faço, está ali um pedacinho de mim. Isto é uma arte que valorizo muito”, reforça.