As obras de reabilitação da Escola EB1 + JI N.º de 3 de Lagos, à qual foi agora dado o nome de «Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen», já arrancaram após a assinatura do respetivo contrato. O custo da intervenção é de aproximadamente um milhão de euros e prevê-se que os trabalhos estejam concluídos no prazo de cinco meses.
O ano letivo 2016/2017 na EB1 + JI n.º 3 de Lagos iniciou, para os alunos, corpo docente e auxiliares de ação educativa, em circunstâncias um pouco diferentes das habituais, com instalações provisórias (monoblocos), criadas pela autarquia em espaço contíguo à escola, de modo a se conseguir requalificar um estabelecimento escolar com mais de três décadas. A intervenção realizada em 2005, embora importante e necessária para dotar a EB1 + JI n.º 3 de Lagos das condições para o funcionamento de escola a tempo inteiro, apenas permitiu acrescentar novos espaços e valências (refeitório, biblioteca, sala de informática e instalações sanitárias) através da construção de um edifício novo sem, no entanto, requalificar o edifício antigo. “Estava na altura de olhar para o estabelecimento escolar no seu todo e requalificar o mesmo, abrangendo o edifício antigo, o edifício novo e os espaços exteriores (recreio)”, explicou o executivo municipal.
Estas melhorias foram devidamente explicadas no local, no âmbito de uma visita recentemente realizada à escola onde estiveram presentes, para além do Executivo, o Delegado Regional da Educação do Algarve, Francisco Marques, o responsável pelo projeto, Arq.º Vítor Vilhena e vários técnicos da autarquia. “Queremos trazer conforto, segurança, bem-estar, alegria e, também, um pouco de inspiração e poesia, através da obra e da palavra de alguém que descobriu e se encantou com a beleza de Lagos - Sophia de Mello Breyner Andresen - um dos expoentes máximos da literatura e da poesia escrita em português”, explicou a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos.
A alteração do nome da escola foi proposta pelo Município, validada pelo Agrupamento de Escolas Gil Eanes e pelo Conselho Municipal de Educação e recentemente autorizada pelo Ministério da Educação. Entretanto, o Município de Lagos está a desenvolver todos os esforços com vista à obtenção de financiamento no âmbito do quadro comunitário CRESC Algarve 2020, o qual, a confirmar-se, permitirá obter uma comparticipação até 50 por cento do custo da intervenção.