A Associação Cultural Música XXI organiza, pela nona vez, o Festival de Órgão, sendo que este é o primeiro ano que se estende de Faro para os concelhos de Portimão, Loulé e Tavira. Ao todo, são 10 concertos distribuídos por cinco igrejas da região, a realizar entre 28 de Outubro e 26 de Novembro.
Portimão acolhe o concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, a 28 de outubro na Igreja Matriz, com a participação do organista Nuno Alexandrino e do Coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves. No programa, destaque para a exigente obra «Stabat Mater» de João Rodrigues Esteves, para Coro e Órgão.
O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 11 de novembro, com o organista Rafael Reis. Numa apresentação a solo, serão interpretadas obras da escola organística italiana, portuguesa, e inglesa. A Igreja Matriz de Boliqueime recebe a 4 novembro o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista João Paulo Janeiro. O programa tem como mote «A dança como matriz no repertório organístico» e percorre várias tipologias rítmicas de dança.
A 18 de Novembro, o organista Nuno Alexandrino apresenta-se na Igreja Matriz de Boliqueime, com um programa abrangente mas especialmente centrado na música ibérica. No mesmo dia, a Igreja de Santiago, em Tavira, acolhe o organista Tiago Ferreira para um programa de concerto contrastante com obras de compositores de Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Holanda. Na semana seguinte, a 25 de Novembro, o órgão da Igreja da Misericórdia ecoará pelas mãos de Tadeu Filipe, que apresentará obras de compositores menos conhecidos mas deveras interessantes.
Os concertos em Faro iniciam-se a 5 de Novembro na Igreja do Carmo, no formato de música de câmara com João Paulo Janeiro e Filipa Oliveira (órgão e flauta de bisel), seguindo-se a 12 de Novembro uma apresentação a solo pelo organista Rafael Reis. Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 19 de Novembro pelo organista Tiago Ferreira e o encerramento do Festival ficará a cargo de Tadeu Filipe a 26 de Novembro. Todos os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.
O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.