O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, marcou presença, no dia 25 de outubro, na «Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – da COP 21 (Paris, 2015) à COP 22 (Marrakech, 2016)», promovida pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, em parceria com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, e que decorreu no auditório da Assembleia da República.
Com o objetivo de contribuir para os trabalhos preparatórios da 22ª sessão anual da Conferência das Partes das Nações Unidas (UNFCCC) sobre Mudança do Clima, esta iniciativa visou um debate alargado em torno de um tema que faz parte da agenda política mundial e contou com a participação de representantes de instituições governamentais e não-governamentais ligadas ao ambiente, economia ou tecnologias, universidades e deputados dos grupos com assento parlamentar. O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, presidiram à sessão de abertura e encerramento, respetivamente.
As cinco questões sobre o Acordo de Paris e as suas implicações para Portugal, União Europeia e à escala global, e as alterações climáticas em Portugal no que diz respeito ao financiamento da mitigação e da adaptação foram os principais temas em debate. Esta foi mais uma oportunidade para o Município de Loulé mostrar ao País o trabalho que tem desenvolvido nesta matéria e, nesse sentido, o presidente Vítor Aleixo foi um dos oradores. No âmbito desta Convenção, o autarca apresentou uma comunicação sobre a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a participação de Loulé no Projeto ClimAdaPT.local.
O responsável do único município algarvio que integra este projeto falou adesão ao ClimAdaPT, em janeiro de 2015, iniciando assim o desenvolvimento da sua Estratégia Municipal, para melhorar a capacidade de incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e nas suas intervenções locais. A Estratégia foi aprovada em junho de 2016 e dela resultaram 28 opções de adaptação que, de acordo com o autarca, terão uma implementação que dependerá não só da ação municipal como também da ação conjunta de diversos intervenientes. Neste contexto, a Câmara Municipal de Loulé está já a dar passos visíveis na implementação das opções em diferentes áreas, nomeadamente na mobilidade sustentável, com a sinalização de vias partilhadas ou a introdução de bicicletas partilhadas das escolas, a requalificação de espaços públicos que reflete a valorização da mobilidade pedonal, cujo exemplo mais emblemático é o Passeio das Dunas, em Quarteira, atividades de sensibilização e educação ambiental ou a implementação de medidas de uso racional de energia.
Recorde-se que, no final do mês de setembro, Vítor Aleixo e alguns técnicos municipais estiveram presentes na Cimeira Mundial «Climate Chance 2016», que decorreu na cidade francesa de Nantes. O autarca teve uma participação ativa neste encontro, com uma intervenção pública que deu a conhecer a experiência de Loulé em matéria de adaptação às alterações climáticas.