Com mais uma quadra natalícia a aproximar-se, a Câmara Municipal de Olhão dá continuidade à tradição e preparou um conjunto de eventos alusivos à época, que prometem deliciar miúdos e graúdos. Música, animação e todas as personagens alusivas à quadra preenchem um programa que vai trazer a Olhão a magia do Natal, numa aposta da autarquia em tornar a cidade mais atrativa e animada, dinamizando o comércio tradicional e motivando os olhanenses a saírem à rua e vivenciarem em comunidade esta época.
A época natalícia em Olhão teve início com a inauguração das iluminações de Natal nas principais artérias da cidade, com destaque para a Rua do Comércio, as Avenidas 5 de Outubro e da República, a zona ribeirinha e, este ano pela primeira vez, também o Caíque Bom Sucesso. A decoração na Rua do Comércio ficará complementada com uma passadeira vermelha, que dará as boas vindas a olhanenses e forasteiros.
Uma das figuras mais típicas desta época é o Pai Natal, que chega à cidade de bicicleta no dia 17 de dezembro, acompanhado pelos duendes. O percurso tem início no extremo poente da Avenida 5 de Outubro e termina na Avenida da República. Esta artéria será, de resto, o centro nevrálgico da animação de Natal promovida pela autarquia. Entre os dias 17 e 21 de dezembro, a artéria histórica da cidade transformar-se-á numa verdadeira «aldeia» natalícia, com animação diária, uma feira de artesanato, gastronomia, carrosséis e, como não poderia deixar de ser, todas as personagens tão típicas desta época.
E porque quem vive o Natal de forma mais intensa são as crianças, a autarquia preparou um conjunto de atividades a pensar especificamente no público infantil, com destaque para a iniciativa «Cinema para as Escolas», a decorrer na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense entre 1 e 11 de dezembro. No dia 15, também a pensar nos mais pequenos, haverá lugar à representação de uma peça infantil para as escolas, a acontecer no Auditório Municipal.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Olhão e a empresa municipal Fesnima prepararam para as férias escolares de Natal um conjunto de atividades destinadas a manter ocupados e divertidos os mais pequenos durante este período sem aulas. Os Campos de Férias de Natal, que decorrem de 19 a 23 de dezembro em vários locais, contemplam muitas atividades divertidas que apelam à criatividade, à aprendizagem de novos conhecimentos, ao espírito de equipa e, como não poderia deixar de ser, à aquisição de novas amizades.
A tradição de Natal em Olhão passa também pelo habitual concerto de Natal, desta vez com cariz solidário, que traz anualmente à Igreja Matriz um espetáculo, este ano protagonizado pelo Coro Gulbenkian que, a partir das 21h do dia 22 de dezembro, convida o público a recordar alguns dos temas tradicionais desta quadra de todo o mundo, como «We wish you a Merry Christmas», «Natal de Elvas», «In stille Nacht», ou «Il est né le Divin Enfant», sob a batuta do maestro Jorge Matta. As festividades da quadra não estariam completas sem a Passagem de Ano: 2017 vai ser recebido em Olhão no Jardim Pescador Olhanense, com os Iris, o grupo Gerações e, como não poderia deixar de ser, um espetáculo de fogo-de-artifício à meia-noite. O programa de animação de Natal preparado pela Câmara Municipal termina a 6 de janeiro, com a chegada dos Reis Magos que, de camelo, passam pelas principais artérias da cidade, sem esquecer as escolas.