A Associação P28 e o CIAC apresentam, a 3 de dezembro, pelas 16h, a segunda fase do objeto OUTDOOR Algarve - JovensCriadores, projeto inserido no Programa «365 Algarve» que irá percorrer vários locais na cidade de Faro. Nesta segunda fase, inauguram três projetos dos jovens artistas emergentes Bertílio Martins, no Jardim São Francisco, Tatiana Fernandes, na Estrada de São Luís e Bárbara Cardoso, na Avenida Calouste Gulbenkian.
OUTDOOR JovensCriadores pretende assumir um papel dinamizador ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica por manifestações de jovens e artistas emergentes na região do Algarve ainda pouco reconhecidos no panorama artístico nacional, mas sob uma vertente «site specific» – obra específica para o espaço. Esta solução conceptual compreende uma necessidade estética, orientada pelo suporte utilizado (neste caso um outdoor publicitário) para a receção de obras.
Pretende-se o reaproveitamento de um tipo de suporte, por demais omnipresente na paisagem urbana, recuperando aquela que é a sua reconhecida eficácia comunicacional para as finalidades da arte. A ideia subjacente a este programa geral surge de uma perspetiva pragmática: implicar espaços incontornáveis no atual paradigma do tecido social e urbano por forma a trazer a arte para o quotidiano, ao fazer uso de suportes publicitários e informativos, espaços de transição e superfícies comerciais como meios/veículos de programação artística.
Para lá da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade do cidadão comum, indo diretamente ao seu encontro e «forçando-o» a aceder a propostas de arte contemporânea. Ao interiorizar as premissas anteriores e equacionar a apropriação de OUTDOORS nos centros nevrálgicos do Algarve, o projeto acentua, mais uma vez, este seu carácter democrático, disponibilizando-se em espaços exteriores, públicos, algo quase sempre confinado a ambientes expositivos e museais.