A Rede de Passeios Acessíveis de São Brás de Alportel vai ser ampliada para as ruas Machados dos Santos e Matos Proença durante 2017. A decisão foi tomada pelos são-brasenses no âmbito do Orçamento Participativo e visa valorizar uma obra pioneira no Algarve, e no país, no sentido de tornar São Brás de Alportel um concelho mais inclusivo.
O projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2017 foi, assim, a opção D entre as quatro propostas apresentadas, e irá estabelecer uma ligação totalmente acessível da Rua João de Deus à Rua Serpa Pinto, incluindo a criação de três passadeiras acessíveis e a ampliação da Rede de Passeios Acessíveis para as habitações a norte do arruamento. Dando continuidade ao projeto «São Brás Acessível para Todos», esta nova fase de execução de trabalhos constitui um investimento de cerca de 60 mil euros. 
Para além do exercício de escolha entre quatro propostas sujeitas à votação foram ainda apresentadas 17 sugestões, muitas das quais integradas na proposta de orçamento e outras que estão a ser analisadas para futuros investimentos. O Orçamento Participativo é uma medida de democracia participativa, assente na partilha de uma tarefa do executivo municipal com a comunidade, lançando o convite aos são-brasenses para intervir na definição dos investimentos do município. Com este objetivo, São Brás de Alportel foi o primeiro município do Algarve a instituir o Orçamento Participativo, no ano de 2006, e um dos primeiros do país.