No próximo dia 30 de novembro, às 21h30, Sérgio Godinho vai apresentar no Cine-Teatro Louletano um espetáculo inédito, em que vários temas do seu repertório serão interpretados e reinventados pelo pianista Filipe Raposo e pelo Ensemble de Flautas de Loulé dirigido pela Professora Ana Figueiras. Trata-se de uma estreia absoluta de uma formação com estas características sonoras e um momento único na reinterpretação de canções que habitam o nosso imaginário mas que jamais ouvimos neste formato musical.
Os arranjos para esta original formação foram concebidos por Filipe Raposo, sendo a seleção de temas efetuada em colaboração com Sérgio Godinho, tendo havido a preocupação de escolher as canções que, sendo representativas da sua criação, melhor se adaptariam a um acompanhamento tão específico como este. O resultado é surpreendente e cativante, abrindo uma nova porta na descoberta de temas como «O galo é o dono dos ovos», «O elixir da eterna juventude», «Fotos do fogo», «Dancemos no mundo» ou «Cuidado com as imitações», para além de outras canções incontornáveis que irão ser apresentadas. Este concerto especial integra-se no ciclo «O Longe é Aqui», que constitui uma das linhas estratégicas de programação do Cine-Teatro Louletano desde o presente ano, tendo como objetivo promover encontros estimulantes e lançar desafios criativos entre, de um lado, reconhecidas figuras a nível nacional e, do outro, artistas e projetos do concelho de Loulé ligados às artes performativas, com especial destaque para a música nos seus variados quadrantes.
Sérgio Godinho é cantor, compositor, escritor (para adultos e crianças), ator (de teatro e cinema) e realizador. Para citar uma das suas canções clássicas, é o verdadeiro «homem dos sete instrumentos». Mas, numa carreira artística de invejável longevidade, que se prolonga há mais de 40 anos de modo quase intocável, foi o seu trabalho enquanto cantor-compositor que o tornou num ícone capaz de reunir à volta das suas canções gerações de diferentes idades, vivências e aspirações.
Filipe Raposo nasceu em Lisboa 1979. Tem um mestrado em piano jazz performance e uma licenciatura em Composição. Iniciou os estudos de piano aos 11 anos e uma rápida evolução na aprendizagem do instrumento levaram-no à descoberta da improvisação e, em paralelo com a formação clássica, cultivou o seu interesse pelo jazz, pela música improvisada e pelo fado. Desde 2004 que trabalha como pianista/compositor/orquestrador com muitos prestigiados nomes da música e do cinema portugueses. É pianista residente da Cinemateca Portuguesa. Em nome próprio editou até à data três discos: «First Falls» (2011) galardoado com o «Prémio Artista Revelação» atribuído pela Fundação Amália; «A Hundred Silent Ways» (2013), um disco a solo; e, em 2015, «Inquiétude».
O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado. Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas e noutros espaços e eventos culturais em Loulé, noutros pontos do Algarve e fora da região. Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições dos Encontros de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado, que anualmente se realizam neste concelho. Atualmente é dirigido pela Professora Ana Figueiras.
O espetáculo destina-se a maiores de 6 anos, tem a duração aproximada de 90 minutos e o bilhete tem um custo associado por pessoa de 12 euros, passando para 10 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este evento.