Decorreu, em Liepāja, Letónia, mais um Encontro do Projeto «Vital Cities», que reuniu as dez cidades que fazem parte desta rede europeia liderada por Loulé. Com o objetivo de promover estilos de vida ativos e saudáveis, os parceiros partilharam experiências, participaram em workshops e grupos de discussão, assistiram a apresentações de especialistas e visitaram alguns pontos da cidade onde o município letão pretende intervir.
De entre as várias exposições que trouxeram a este encontro novas ideias para intervir no espaço público, possibilitando a prática desportiva e, simultaneamente quebrando barreiras sociais, destaca-se a apresentação de Enrique Orts, do Município de Valência, que veio falar da organização desportiva desta cidade, considerada um modelo em termos internacionais. Também Mandy Ayers, membro da Physical Activity Committee, e representante da Nike, realizou uma abordagem sobre a ligação entre o nível de atividade/inatividade física e os índices de saúde.
Liepāja, com 75 mil habitantes, é a terceira maior cidade da Letónia, localizada sobre a costa do Mar Báltico. A cidade está a desenvolver esforços para promover um estilo de vida mais ativo para ajudar os seus residentes a melhorar a sua saúde. Como reconhecimento das realizações no desenvolvimento do desporto, Liepāja foi premiada com o título de «Cidade Europeia do Desporto 2016». O Município pretende mudar o comportamento dos cidadãos em relação aos espaços públicos, para que eles sejam mais pró-ativos na sua utilização de acordo com as suas próprias necessidades.
Território da ex-União Soviética, é clara a herança do período da Guerra Fria. Nesse sentido, o grupo das «Vital Cities» realizou uma visita a Beberlini Park, antigo campo militar agora abandonado, que se pretende venha a ser convertido em espaço de desporto aberto à população, nomeadamente para a realização de atividades ligadas às corridas, paintball, softball ou ciclismo. “Este encontro revelou-se bastante profícuo e constituiu mais um momento importante de troca de experiências entre as 10 cidades, solidificando o conceito dos projetos e os seus objetivos”, assumiu Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé e lead partner do projeto.
Financiado pelo  URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, «Vital Cities» é um projeto que procura combater a exclusão social através da requalificação dos espaços em áreas residenciais, utilizando o poder e a linguagem comum do desporto por meio de ações urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e prestação de serviços melhor organizados e pensados para responder às necessidades da comunidade. Para além de Loulé, esta rede é composta pelas cidades de Burgas (Bulgária), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), Birmingham (Inglaterra), Vestfold County (Noruega), Rieti (Itália), Usti Nad Labem (República Checa), Liepāja (Letónia) e Sibenik (Croácia).