A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, pelo observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, como «Autarquia + Familiarmente Responsável». O galardão dá destaque às práticas de proximidade e às medidas sociais em vigor destinadas a melhorar a qualidade de vida das famílias do concelho.
Com a atribuição deste prémio, a autarquia junta-se ao conjunto de 58 municípios, a nível nacional, que vêm adotando iniciativas facilitadoras da vida familiar dos seus residentes. Por ter conquistado o distintivo desde a primeira edição (2009), VRSA terá direito a receber a Bandeira Verde com Palma.
Algumas das ações levadas a cabo pela Câmara de Vila Real de Santo António, que contribuíram para sua nomeação, foram a atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes ou a estudar no concelho, ou o programa «Cuidar», através do qual já foram realizadas 300 cirurgias e mais de 5000 consultas oftalmológicas. “Este prémio distingue o já longo e contínuo trabalho desenvolvido em matéria de auxílios e políticas sociais, muitas delas pioneiras, que têm servido como exemplo de boas práticas e apoiado centenas de agregados familiares no concelho”, considera Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense.
Este reconhecimento da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas resulta ainda das políticas de família adotadas pela edilidade vila-realense em diversas áreas de atuação, nomeadamente o apoio à maternidade e paternidade, ou o apoio às famílias. Da lista de indicadores fazem também parte os auxílios prestados ao nível dos serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, bem como os níveis de cooperação, relações institucionais e participação social. Foram igualmente avaliadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários no que se refere à conciliação entre a vida profissional e familiar.