O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de divulgar «aumentos expressivos nas dormidas e proveitos» da hotelaria nacional no mês de outubro e o Algarve não foi exceção, com números acima do previsto. Assim, entre janeiro e outubro deste ano, os hotéis do Algarve registam já mais dormidas e proveitos do que em todo o ano de 2015, que tinham sido os melhores resultados de sempre na região.
Ao nível das dormidas, o valor acumulado de janeiro a outubro no Algarve ultrapassa pela primeira vez a fasquia dos 17 milhões de pernoitas, mais 8,6 por cento do que no período homólogo do ano anterior. (No final de 2015, o total de dormidas no destino foi de 16,6 milhões). Quanto aos proveitos totais da hotelaria regional, a subida é ainda mais acentuada, para cerca de 863 milhões de euros, um aumento de 19,1 por cento face aos dez primeiros meses de 2015. (Em todo o ano anterior, os proveitos gerados pelos hotéis do algarve ascenderam a cerca de 758 milhões de euros).
Até outubro, o destino também regista mais hóspedes do que em todo o ano anterior e alcança um valor 9,8 por cento acima do verificado no período homólogo, ou seja, cerca de 3,8 milhões hóspedes em dez meses. (3,66 milhões de hóspedes em todo o ano passado). “Os resultados agora revelados pelo INE são um excelente presente de Natal que fixam marcas excecionais alcançadas pela região, que ano após ano supera os máximos históricos, e consolidam o Algarve enquanto principal destino turístico nacional”, considerou o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva.