O livro infantil «Algarve, Quem és tu?» destinado às crianças do 1.º ciclo do ensino básico, que conta os segredos da região traduzida por miúdos, está em digressão pelas escolas e associações do barlavento e sotavento algarvios e é hoje apresentado no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro. Sugestões de passeios, curiosidades e atividades divertidas para fazer em família ou em visitas de estudo em cada um dos concelhos do Algarve são alguns dos conteúdos do livro.
O Afonso e a Catarina são os personagens principais deste conto e ganham vida com a dramatização das histórias do livro por dois atores de um grupo de teatro local. De forma divertida são retratados acontecimentos históricos e culturais do maior destino turístico do país, despertando a curiosidade nas crianças em visitar os concelhos e em ler a obra. “O grande objetivo deste projeto pioneiro ao nível das regiões de turismo nacionais foi criar nas crianças uma vontade de saber mais, despertar-lhes a curiosidade, dar a conhecer-lhes o território algarvio e a sua cultura e mostrar-lhes que aprender é também muito divertido”, explica Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.
A primeira apresentação do livro aconteceu num dia especialmente dedicado às crianças, 1 de junho, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro. Seguiram-se outras apresentações para os mais novos em setembro, na feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, e mais recentemente, no Centro Escolar do Pontal, em Portimão, e na Escola D. Manuel I, em Tavira.
Esta obra é uma edição da entidade regional de turismo, escrita pela colaboradora Patrícia Oliveira e ilustrada por Inês Montalvão Prazeres e pode ser consultada nas bibliotecas escolares públicas e privadas do 1.º ciclo algarvias, bem como nas bibliotecas municipais e no Centro de Documentação e Informação da RTA. A divulgação tem o apoio da Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. “Atualmente, e numa primeira fase, o livro é dirigido às crianças residentes no Algarve, que têm o papel de embaixadoras junto dos turistas juniores que nos visitam, e a partir do primeiro semestre de 2017 estará disponível para venda nos 21 postos de turismo do Algarve em Português, Espanhol e Inglês”, informa Desidério Silva.
«Algarve, Quem és tu?» tem 40 páginas coloridas e capa de cartão duro com uma bolsa no verso da contracapa que inclui um folheto desdobrável com sugestões de eventos nos 16 concelhos algarvios e promete divertir muitas crianças.