As férias de Natal deixaram de ser um período em que as cantinas escolares fecham as portas, tendo a Câmara Municipal de Faro a preocupação de as manter abertas para possibilitar às crianças mais carenciadas pelo menos uma refeição por dia. Deste modo, o Programa de Apoio Alimentar a Alunos Carenciados do 1.º Ciclo, a decorrer durante a interrupção letiva de Natal, de 19 de dezembro a 2 de janeiro, permitirá um serviço de refeições para 56 alunos de vários estabelecimentos de ensino inscritos.
As escolas que vão prestar este apoio, em função das inscrições previamente comunicadas, são a E.B.1/J.I. do Carmo; a E.B.1 de Areal gordo; a E.B.1 da Lejana; a E.B.1/J.I. da Conceição de Faro; a E.B.1 da Ferradeira e por a E.B.1 da Penha. Com esta iniciativa, a autarquia pretende dar algum conforto, nesta quadra festiva, às famílias com maiores dificuldades, estando as crianças na primeira linha da sua ação social.
De igual modo, a Câmara Municipal de Faro vai levar a efeito mais uma edição da entrega de cabazes de Natal, iniciativa que pretende levar às famílias mais carenciadas do concelho alguns bens alimentares para a ceia de Natal. Este ano serão entregues cabazes alimentares a 250 famílias sinalizadas pela equipa de intervenção do Departamento de Ação Social da autarquia, tendo em conta o rendimento do agregado, cujo valor não ultrapassa os 189,52 euros.
Cada cabaz tem um valor unitário de 16,42 euros, acrescidos de IVA, e contém géneros alimentares típicos da quadra festiva, entre os quais bacalhau, azeite, mercearias secas e enlatadas, chouriço, leite, grão e broa castelar. Trata-se de um gesto simbólico, mas pleno de solidariedade e que se destina a ajudar os farenses que se encontram numa situação de maior fragilidade, e que assim podem encontrar mais algum conforto para a celebração desta quadra natalícia.