Depois do lançamento do livro na Assembleia da República, no passado mês de Outubro, foi a vez da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolher a apresentação de «O neoconservadorismo e a Política Externa norte-americana», ou não fosse Albufeira a terra natal de Cristiano Cabrita. Com uma sala sobrelotada, os livros esgotaram e a cerimónia de apresentação decorreu sob o clima de amizade ao autor, mas também sob o signo da curiosidade sobre o futuro da política externa da «América», agora sob a presidência de Donald Trump. 
A mesa de apresentação contou com as presenças do Vice-presidente, Carlos Rolo, da Vereadora da Cultura, Marlene Silva, do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas e do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa. A apresentação esteve a cargo de Luísa Monteiro, que explanou em que é que consistia esta corrente da filosofia política e as suas repercussões no mandato de Trump no que concerne aos «inimigos da América». 
Cristiano Cabrita salientou que este livro traz muitas respostas, sobretudo porque aborda dois séculos de cultura política norte-americana e também o conservadorismo numa vertente mais abrangente (espaço político, recorde-se, de Trump). O autor referiu que este tema interessa muito para Portugal, devido à relação atlântica que tem com os EUA e interessará muito para todos os Estados do sistema internacional que, muito provavelmente, terão que lidar com uma política externa diferente se esta escola voltar a exercer a sua influência. “Interessa a Portugal porque as Lages poderão vir a ter outra importância para uma política externa mais agressiva e interventiva dos EUA que é imagem de marca dos necons. Interessa ao mundo porque permitirá antecipar determinadas dinâmicas de ação por parte dos EUA. Ou seja, tudo o que lemos aqui será de utilidade num contexto real. É para isso que as obras e os estudos devem servir, enquadrar a teoria numa realidade prática”, defendeu o autor.
Os governantes locais mostraram-se satisfeitos por poderem contar com um especialista em ciência política e relações internacionais no concelho e enalteceram a escolha do tema e o rigor com que o mesmo foi tratado pelo autor. A obra encontra-se à venda e resulta da adaptação da tese de doutoramento em ciência política e relações internacionais, sendo de leitura fluída e de interesse relevante. Note-se que Cristiano Cabrita passou uma temporada nos EUA, onde entrevistou os grandes ideólogos políticos da corrente neoconservadora.